Pensar no menu de Natal significa, para a maior parte das pessoas, imagens felizes. Da família e/ou dos amigos à mesa. De uma mesa mais bem recheada que o habitual. De uma refeição quente, que aquece o coração por ser feita com cuidados redobrados.
Mas, logo a seguir, lembramo-nos de que, já em 2022, os menus de Natal estavam 23% mais caros do que no ano anterior. A inflação e os preços da energia não dão tréguas, nem mesmo numa data tão importante. E agora?
Fique tranquilo! Nestas linhas, damos 10 ideias para um menu de Natal fácil de preparar e económico. Vai ver como podemos festejar o Natal à mesa com a felicidade de sempre.
Dicas para poupar, logo à partida, no seu menu de Natal
Os produtos são importantes, sim. Mas o planeamento é decisivo! Eis algumas dicas sobre como poupar no menu de Natal:
- Não espere até ao último minuto para fazer compras. A cada dia que passa, os preços da carne, do marisco ou do peixe aumentam. Compre com a maior antecedência possível;
- Aproveite as oportunidades mais favoráveis. Para conseguir uma ementa de Natal fácil e económica, é preciso ser flexível. Talvez tenha de renunciar ao tamboril que lhe apetecia, mas o robalo está em promoção e, cozido no forno, é delicioso;
- Procure alternativas aos produtos caros. Porque não optar por substitutos? Pode substituir o pedaço de carne mais nobre por uma peça menos dispendiosa e de qualidade equivalente: procure e informe-se bem;
- Organize um menu fechado. Esta é a melhor forma de evitar despesas de última hora;
- Defina um orçamento e cumpra-o à risca, para planear o seu menu de Natal de forma fácil e económica;
- Partilhe as despesas com os outros membros da família ou amigos. Pode combinar que todos levam uma parte da refeição de Natal. Desta forma, os custos serão partilhados.
Dica: Vai congelar alguns produtos? Lembre-se de proteger os alimentos com um saco ou recipiente seguro para alimentos. Além disso, divida o produto em porções, para facilitar o descongelamento uniforme.
10 ideias para um menu de Natal fácil e económico
Não está inspirado este ano? É possível desfrutar de um bom jantar de Natal e evitar gastos excessivos. Veja como nestes 10 pratos:
1. Menu de peixe
É verdade que certos peixes, como o bacalhau, o rei da mesa de Natal, podem ser muito caros. Por isso, cada vez mais famílias decidem renunciar a este produto saudável e saboroso.
De forma a preparar uma ementa de peixe económica para o Natal, a primeira coisa a fazer é escolher o produto principal. Existem alternativas económicas ao bacalhau, como a dourada, tantas vezes em promoção nos hiper e supermercados.
Mas, se adora bacalhau e já é mesmo uma tradição em família, opte por uma receita que requer menor quantidade desse produto. Por exemplo, bacalhau espiritual é uma receita relativamente económica e rende muitas doses.
Ou bacalhau gratinado com legumes: juntando bacalhau desfiado com um salteado de legumes e grão de bico, o prato será delicioso, possivelmente inovador e mais económico! Encerre com chave de ouro e cubra com uma espécie de crumble de broa.
O Natal é provavelmente a altura do ano em que mais gosta de estar por casa, rodeado de família e amigos. Proteja-a, com o nosso Seguro Casa! E, se precisar de utilizar alguns dos serviços que o seguro disponibiliza, como reparações, mudanças, limpezas, médico ao domicílio ou babysitting, basta ativar, ligando para a nossa linha de Assistência ao Lar e Família – 217 252 328 (custo chamada local) – disponível nos dias úteis, das 9h às 19h.
2. Ementa de carne
Muitas famílias não conseguem imaginar a ceia de Natal sem um prato de carne à mesa. Se faz questão de manter a carne na ementa, o peru continua a ser uma opção económica e versátil.
Já pensou numa perna de peru recheada? Experimente fazê-lo com maçã e noz e conte-nos se não ficou fã desta proposta, extremamente aromática e suculenta. Se estes não são ingredientes que lhe agradem, tem também os legumes, a alheira ou farinheira, o bacon, entre tantos outros.
👉 Pode interessar-lhe: O que é a cozinha Zero Desperdício?
3. Sortido de croquetes
Quer fazer da ceia de Natal um sucesso? Surpreenda os seus convidados com um jantar diferente: um menu de Natal fácil e económico, baseado num sortido de croquetes. Este prato típico é sempre uma garantia de sucesso. Além disso, o custo da sua preparação não é económico: é muito económico!
O segredo é inovar. Dê asas à sua criatividade! Para além dos típicos croquetes de fiambre, opte por croquetes de tinta de lula, croquetes de cogumelos, croquetes de alho francês, espetaculares croquetes trufados ou croquetes de quatro queijos. Também pode fazer croquetes de marisco ou croquetes recheados com gema de ovo.
4. Ovos benedict, os reis da mesa de Natal
E se o seu produto estrela for algo tão simples como ovos? Ao dar-lhes um toque natalício, os ovos podem ser um vencedor do menu de Natal. Para isso, prepare um molho holandês. O ponto de cozedura dos ovos escalfados é crucial – certifique-se de que não estão demasiado cozidos! Também pode dar aquele toque especial com algumas fatias de salmão fumado. Decore com cebolinho picado.