Arrendar casa é cada vez mais uma opção comum, tendo em vista os valores exorbitantes do mercado imobiliário. E, ainda que o arrendamento implique, em princípio, um investimento incomparavelmente menor ao da compra, a oferta é grande e há aspetos importantes a acautelar. Não caia nos erros e enganos frequentes de quem anda a procurar casa.
Com este texto, ficará a saber exatamente o que deve ou não fazer para arrendar casa, especialmente se é a primeira vez que o faz. Se não tem experiência neste assunto, aqui estamos para o orientar no complicado mundo dos orçamentos, contratos e listas intermináveis do mercado imobiliário.
Se já começou a procurar casa, também já percebeu que a informação disponível e a quantidade de hipóteses são infindáveis… Mas, calma! Não deixe que este passo tão positivo na sua vida se torne uma dor de cabeça.
Tenha estas recomendações em atenção e vai ver que, sem dar por ela, estará alegremente a instalar-se na sua primeira casa.
Os SINS e os NÃOS ao procurar casa para arrendar
1. SIM: Reúna os documentos necessários, antes de começar a procurar casa
Num mercado com muita procura, é realmente importante estar preparado. Assim, reúna todos os seus documentos de identidade, emprego e crédito (se for o caso), antes de iniciar a procura de casa.
Confira de que documentos precisa aqui. Desta forma, não perderá o apartamento ideal, devido a um atraso.
Além disso, verá que, quando iniciar essa pesquisa, que se vai começar a entusiasmar. E, nesse momento, a única coisa que vai querer é não ter de interromper para tratar de papéis e afins.
2. SIM: Pesquise, pesquise, pesquise e volte a pesquisar!
Informe-se sobre os preços médios praticados na zona em vista, para ter a capacidade de identificar um bom negócio, quando este surgir. Só desse modo poderá aproveitá-lo na altura certa e não deixar escapar uma boa oportunidade.
Procure a casa certa para si, tendo em conta as suas circunstâncias pessoais e financeiras. Não assuma um compromisso que exija uma taxa de esforço acima da que pode suportar. Isso tornaria esta feliz etapa num pesadelo. Caso queira ajuda nesta escolha, leia mais em como escolher a casa certa para si.