PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

7 coisas a fazer antes de viajar de carro

Fazer uma viagem de carro longa é muito diferente de ir para o trabalho ou conduzir pela cidade. Há uma série de precauções e preparativos que deve ter em conta, antes de viajar de automóvel. Estes incluem o planeamento do seu percurso, a identificação das autoestradas com portagem em Portugal e a preparação do seu veículo.

 

Coisas para fazer antes de viajar de carro

Eis os 7 aspetos a ter em conta que farão toda a diferença, para que chegue ao destino com segurança e tranquilidade.

 

1. Faça um check-up ao carro, antes de viajar

Não é necessário ir a uma oficina sempre que viaja de carro.
No entanto, é altamente recomendável que faça as 6 verificações no seu carro que destacamos de seguida:

  1. Verifique o nível do óleo. Este controlo demora apenas 1 minuto e é um dos mais importantes. Não se esqueça de o fazer sempre com o motor frio e em terreno plano;
  2. Verifique se os limpa-para-brisas estão a funcionar e se o depósito de água está cheio;
  3. Verifique o estado dos pneus. Os sulcos devem ter pelo menos 1,6 mm de profundidade. Experimente o truque de pegar numa moeda de 1 euro: se o bordo dourado não for visível, significa que tem 4 ou mais milímetros de profundidade, o que é o adequado;
  4. Verifique a pressão dos pneus numa estação de serviço. Siga sempre a recomendação de pressão, dada pelo fabricante do veículo e que pode encontrar colada na porta;
  5. Verifique se as luzes estão a funcionar corretamente: faróis, máximos, luzes de presença, luzes de travão e luzes de nevoeiro;
  6. Verifique se o ar condicionado está a funcionar, antes de arrancar, sobretudo no verão. Fará toda a diferença no seu bem-estar.

👉 Leia também: Inspeção automóvel periódica: não arrisque a multa

 

Quando devo verificar a direção do veículo?

Verificar a direção é algo que só um especialista pode fazer. No entanto, é possível detetar alguns sinais de que a direção do carro não é linear: 

  • Quando larga o volante e o carro não vira a direito;
  • Quando o volante vira melhor numa direção do que na outra;
  • Quando o volante está demasiado duro ou demasiado solto;
  • Quando a borracha dos pneus se desgasta de forma irregular;
  • Quando aparece uma luz vermelha, indicando falha da direção assistida. 

👉 Leia também: Barulho do carro? 5 exemplos para ter cuidado

 

2. Planeie o percurso

É provável que existam vários percursos possíveis até ao seu destino. Quando viajar de carro, é aconselhável planear o seu percurso, antes de começar. Recomendamos que verifique quantos quilómetros tem pela frente e planeie as suas paragens. Utilize uma aplicação como o Google Maps ou o Waze, para encontrar as melhores estações de serviço com café, casas de banho e área de descanso.

Por último, vale a pena calcular o seu consumo de combustível, para antecipar a necessidade de visitar uma estação de serviço. É provável que o seu veículo apresente o consumo médio de combustível no painel. Se não for o caso, faça um cálculo matemático simples: para percorrer 100 quilómetros, são normalmente necessários sete ou oito litros de combustível.


👉 Leia também: 7 dicas para poupar a energia combustível e elétrica do carro

 

3. Calcule os custos das portagens

Tenha em conta as portagens, pois isso afeta o seu orçamento. As tarifas de portagem não são todas iguais, sendo o respetivo valor atualizado anualmente (Taxas de Portagem de 2024).

O valor a pagar varia em função da extensão do troço de estrada que irá percorrer, bem como da classe do veículo. Para antecipar o custo total da sua viagem, experimente o simulador da Via Verde, para calcular os quilómetros que vai percorrer e o valor das portagens.

 

Como remover as portagens no Google Maps e no Waze?

Se utilizar o Google Maps, abra a app e introduza o seu destino. Na parte inferior, clique no botão "Como chegar" ou nos três pontos no canto superior direito. Vá para "Opções de rota" e desative a opção de portagens.

Caso esteja a utilizar o Waze, deve clicar no menu do canto superior esquerdo, de seguida em "Definições", depois em "Condução" e, por fim, ativar a opção "Evitar Portagens". Depois, já pode introduzir o destino.

Seguro Automóvel Generali Tranquilidade

- Proteção do condutor, ocupantes e animais de estimação;

- Veículo de substituição de categoria equivalente incluído;

- Assistência em viagem com mais de 2600 veículos de reboque;

- Participação online do sinistro.


seguro automóvel

4. Ter os documentos em ordem e à mão 

Já verificou se tem todos os seus documentos em ordem e à mão? Eis um resumo do que deve reunir, para iniciar a sua viagem de automóvel: 

  • Carta de condução;
  • Cartão de cidadão;
  • Documento Único Automóvel (DUA) ou certificado de matrícula do veículo;
  • Seguro automóvel válido e o comprovativo em formato físico ou digital;
  • Ficha de inspeção periódica obrigatória do automóvel;
  • Passaporte – se for viajar para um país que não faz parte da União Europeia.

Não se esqueça de que agora pode ter os seus documentos em formato digital, com a aplicação acessível em id.gov.pt. Esta aplicação da Administração Pública permite-lhe guardar, consultar e partilhar os seus cartões (cartão de cidadão, carta de condução, Documento Único Automóvel, etc.) em qualquer momento e em qualquer lugar, recorrendo à sua Chave Móvel Digital. 


👉 Leia também: Saiba tudo sobre o Documento Único Automóvel e como tê-lo em formato digital

 

5. Verifique as coberturas do seu seguro automóvel

Nem todos os seguros disponibilizam o mesmo serviço, nem incluem as mesmas coberturas. Antes de viajar de carro, recomendamos vivamente que analise bem as coberturas incluídas no seu seguro automóvel. Preste especial atenção: 

  • Às garantias incluídas na assistência em viagem.
    Por exemplo, com o Seguro Automóvel da Generali Tranquilidade, tem acesso ao serviço de desempanagem ou, se esta não for possível, ao reboque para levar o seu automóvel a uma oficina escolhida por si, até ao limite definido nas condições gerais.
    Em caso de avaria, e se a reparação não puder ser feita nesse dia, suportamos a sua estadia num hotel, até ao limite definido nas condições particulares.
    Se tiver um furo, ficar sem combustível ou perder as chaves do carro, pode contactar a assistência em viagem para realizar uma reparação no local, enviar um reboque ou até mesmo para lhe levar combustível suficiente para chegar ao posto de abastecimento mais próximo;

  • Às assistências exclusivas para carros elétricos (se for esse o caso do seu veículo), que poderão garantir apoio, se ficar sem bateria durante a viagem; 
  • À cobertura de proteção de ocupantes, que garante o pagamento de indemnização por morte ou invalidez permanente e despesas de tratamento, até ao valor do capital seguro.

Faça a sua simulação e, se tiver alguma dúvida, não hesite em falar com um Agente Generali Tranquilidade, ou contactar-nos via Assistente Virtual ou WhatsApp.


👉 Leia também: 8 situações em que a assistência em viagem pode ajudá-lo

 

6. Tenha, no carro, os acessórios obrigatórios

Para além dos documentos, há acessórios que deve ter no seu veículo, sempre que circula com ele – seja em viagens curtas ou longas:

  • Pelo menos um colete retrorrefletor, de acordo com uma das seguintes normas: EN 471 ou EN 1150. Recomenda-se que o guarde no interior do habitáculo, por exemplo no porta-luvas;
  • Triângulo retrorrefletor de aviso, para colocar de modo visível, a uma distância de 100 metros e nunca a menos de 30 metros do veículo imobilizado na faixa de rodagem.

 

7. Dicas para o condutor

O seu bem-estar é também um elemento de segurança ao volante. Deve ser capaz de conduzir com conforto e garantir que os seus sentidos estão a 100%.

Aqui estão algumas dicas de viagem para o condutor: 

  • Mantenha-se hidratado, com água ou uma bebida açucarada. O consumo moderado de açúcar ajuda a manter a concentração;
  • Evite o excesso de cafeína. O consumo excessivo de bebidas energéticas ou de café estimula demasiado o sistema nervoso;
  • Descanse bastante na noite anterior. É essencial que pegue no volante, depois de uma boa noite de sono;
  • Usar calçado confortável. Opte por sapatos com atacadores e solas rígidas. Não use chinelos, saltos altos ou sapatos muito largos, pois dificultam a travagem de emergência;
  • Evite grandes refeições antes de viajar de carro;
  • Se tomar medicamentos, não se esqueça de verificar o folheto informativo. Alguns medicamentos têm efeitos secundários que podem provocar sonolência;
  • Faça uma paragem de 2 em 2 horas, ou a cada 200 quilómetros percorridos. Mesmo que se sinta aparentemente descansado, após esse tempo, os seus sentidos podem não reagir tão rapidamente a uma emergência.

👉 Leia também: Assistência às pessoas: 11 garantias desconhecidas do seu seguro automóvel

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro automóvel

SEGURO AUTO


Concentre-se na estrada com um seguro que o mantém no seu caminho

Saber Mais
Vida-Tranquila-Horizontal-Logo

GUIA PARA ENCONTRAR O MELHOR SEGURO AUTOMÓVEL

Saber Mais
iuc-saiba-quanto-paga-o-seu-carro-e-como-tratar-do-pagamento-2