Fazer uma viagem de carro longa é muito diferente de ir para o trabalho ou conduzir pela cidade. Há uma série de precauções e preparativos que deve ter em conta, antes de viajar de automóvel. Estes incluem o planeamento do seu percurso, a identificação das autoestradas com portagem em Portugal e a preparação do seu veículo.
Coisas para fazer antes de viajar de carro
Eis os 7 aspetos a ter em conta que farão toda a diferença, para que chegue ao destino com segurança e tranquilidade.
1. Faça um check-up ao carro, antes de viajar
Não é necessário ir a uma oficina sempre que viaja de carro.
No entanto, é altamente recomendável que faça as 6 verificações no seu carro que destacamos de seguida:
- Verifique o nível do óleo. Este controlo demora apenas 1 minuto e é um dos mais importantes. Não se esqueça de o fazer sempre com o motor frio e em terreno plano;
- Verifique se os limpa-para-brisas estão a funcionar e se o depósito de água está cheio;
- Verifique o estado dos pneus. Os sulcos devem ter pelo menos 1,6 mm de profundidade. Experimente o truque de pegar numa moeda de 1 euro: se o bordo dourado não for visível, significa que tem 4 ou mais milímetros de profundidade, o que é o adequado;
- Verifique a pressão dos pneus numa estação de serviço. Siga sempre a recomendação de pressão, dada pelo fabricante do veículo e que pode encontrar colada na porta;
- Verifique se as luzes estão a funcionar corretamente: faróis, máximos, luzes de presença, luzes de travão e luzes de nevoeiro;
- Verifique se o ar condicionado está a funcionar, antes de arrancar, sobretudo no verão. Fará toda a diferença no seu bem-estar.
👉 Leia também: Inspeção automóvel periódica: não arrisque a multa
Quando devo verificar a direção do veículo?
Verificar a direção é algo que só um especialista pode fazer. No entanto, é possível detetar alguns sinais de que a direção do carro não é linear:
- Quando larga o volante e o carro não vira a direito;
- Quando o volante vira melhor numa direção do que na outra;
- Quando o volante está demasiado duro ou demasiado solto;
- Quando a borracha dos pneus se desgasta de forma irregular;
- Quando aparece uma luz vermelha, indicando falha da direção assistida.
👉 Leia também: Barulho do carro? 5 exemplos para ter cuidado
2. Planeie o percurso
É provável que existam vários percursos possíveis até ao seu destino. Quando viajar de carro, é aconselhável planear o seu percurso, antes de começar. Recomendamos que verifique quantos quilómetros tem pela frente e planeie as suas paragens. Utilize uma aplicação como o Google Maps ou o Waze, para encontrar as melhores estações de serviço com café, casas de banho e área de descanso.
Por último, vale a pena calcular o seu consumo de combustível, para antecipar a necessidade de visitar uma estação de serviço. É provável que o seu veículo apresente o consumo médio de combustível no painel. Se não for o caso, faça um cálculo matemático simples: para percorrer 100 quilómetros, são normalmente necessários sete ou oito litros de combustível.
👉 Leia também: 7 dicas para poupar a energia combustível e elétrica do carro
3. Calcule os custos das portagens
Tenha em conta as portagens, pois isso afeta o seu orçamento. As tarifas de portagem não são todas iguais, sendo o respetivo valor atualizado anualmente (Taxas de Portagem de 2024).
O valor a pagar varia em função da extensão do troço de estrada que irá percorrer, bem como da classe do veículo. Para antecipar o custo total da sua viagem, experimente o simulador da Via Verde, para calcular os quilómetros que vai percorrer e o valor das portagens.
Como remover as portagens no Google Maps e no Waze?
Se utilizar o Google Maps, abra a app e introduza o seu destino. Na parte inferior, clique no botão "Como chegar" ou nos três pontos no canto superior direito. Vá para "Opções de rota" e desative a opção de portagens.
Caso esteja a utilizar o Waze, deve clicar no menu do canto superior esquerdo, de seguida em "Definições", depois em "Condução" e, por fim, ativar a opção "Evitar Portagens". Depois, já pode introduzir o destino.