Emigrar é a aventura de uma vida. E, como em todas as grandes aventuras, no início há o receio de dar um passo maior do que a perna. Mas não tem de se preocupar! Quando o assunto é descobrir como mudar de país, todos precisam de uma pequena ajuda para começar.
As nossas dicas irão ajudar a processar este grande desafio, dividindo-o em pequenas tarefas mais fáceis de gerir e explicando o que fazer para enfrentar cada uma delas. No final, não saberá apenas o que fazer para mudar de país – vai também acreditar que o pode fazer!
Pronto para a aventura da sua vida? Eis o guia de que precisa se estiver a pensar em emigrar.
Documentação essencial para emigrar
Arranje o visto!
Deve ser a sua primeira tarefa. A menos que seja cidadão da União Europeia e pretenda mudar-se para outro país da UE, só poderá emigrar com um visto.
Há várias razões que justificam a obtenção de um visto. Por exemplo, se planeia estudar, talvez consiga obter um visto de estudante. Se lhe tiver sido oferecido um emprego, poderá obter um visto de trabalho. Também poderá obter um visto se for casada/o com um cidadão do país para onde pretende emigrar.
Em qualquer caso, a sua primeira paragem deve ser na secção de vistos do portal oficial do país de destino. Aí, decerto que encontrará explicações detalhadas sobre a concessão do visto e também o que precisa de fazer para apresentar o pedido. É aconselhável fazer o pedido de visto com antecedência, pois em alguns países é um processo demorado.
Verifique a validade do seu passaporte
O seu passaporte deve ser válido pelo menos durante seis meses após a data prevista de chegada. Vale também a pena fazer cópias físicas e digitais de todos os seus documentos importantes – nunca se sabe se poderá precisar delas e, em caso de perder o original, terá uma cópia.
Se vai emigrar, prepare-se financeiramente
Comece a poupar, já!
Se pensa que mudar de cidade é caro, espere até mudar de país! Depois de decidir emigrar, o passo seguinte é começar a poupar o máximo que puder. É também o momento de começar a vender o que não vai levar consigo. Tente amealhar dinheiro suficiente para cobrir o custo da mudança (mais algum por precaução) e, se possível, para conseguir pagar as despesas durante cerca de seis meses.
Tenha também em conta o custo de vida do novo país, sobretudo se for mais elevado. Faça um orçamento para listar todas as potenciais despesas. Deste modo terá uma boa ideia de quanto deverá poupar.
Organize as suas contas bancárias
Se emigrar, vai precisar de uma conta bancária local. Ao mesmo tempo, deixe algum dinheiro numa conta bancária do seu país de origem, dando autorização a alguém de confiança para a movimentar em caso de emergência.
E confirme junto do seu banco se os seus cartões funcionam no país de destino.