Seja a fazer "bolos de lama", trepar as árvores ou a dar uns mergulhos na praia, as brincadeiras ao ar livre trazem muitos benefícios para a saúde e bem-estar dos seus filhos. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pediatria, brincar ao ar livre apresenta vantagens a vários níveis: físicos (previne a obesidade infantil e a diabetes, por exemplo), intelectuais (treina a atenção e a capacidade de resolução de problemas) e emocionais e sociais (reforça a resiliência, a relação com o outro e estimula a criatividade). Além disso, se os seus filhos se habituarem a interagir com a natureza, é mais provável que a queiram proteger. Eis como pode abordar o tema da sustentabilidade ambiental com os seus filhos e mostrar-lhes por que razão é tão importante.
Plantar
Não há nada melhor do que pôr as mãos na massa, por isso, ofereça aos seus filhos um pedaço de terra e mostre-lhes como podem cultivar os seus próprios legumes, ervas aromáticas ou flores. Pode ser em pequenos vasos dentro de casa, ou num pequeno canteiro do terraço ou jardim. Seja como for, aproveite esta atividade para falar com os seus filhos sobre temas importantes de sustentabilidade ambiental, incluindo de onde vêm os alimentos e a importância das abelhas e outros insetos, e de tantas outras coisas que a natureza nos oferece.
Artes e ofícios
Passeios na natureza
É um divertimento para toda a família e uma excelente maneira de inspirar a paixão pela natureza! Prepare um piquenique, escolha um percurso e faça um belo passeio. Pode tornar a atividade especialmente interativa e interessante se der aos seus filhos tarefas especiais, como descobrir uma certa árvore, planta ou animal natural daquela área. Faça alguma pesquisa antes de se pôr a caminho para poder ensinar às crianças enquanto passeiam.