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Como fazer uma participação de sinistro automóvel?

Nesta era digital e de enorme mobilidade, comprar um automóvel passou a ser muito mais simples. No entanto, ser o feliz proprietário de um carro requer as suas responsabilidades, tais como conduzir de forma segura para si e para os outros.

Se precisar de reparar o seu carro, em caso de danos cobertos pelo seu seguro automóvel, saiba que este poderá ser uma ajuda muito importante, protegendo a sua carteira de despesas imprevistas e, possivelmente, elevadas.

Assim, se tiver um acidente e precisar de assistência, só precisa de contactar a seguradora e fazer a participação do sinistro automóvel. Contudo, é essencial conhecer o procedimento correto, para fazer uma participação de sinistro, em caso de acidente.

Muitas pessoas pensam que participar um acidente automóvel é uma experiência angustiante. Mas isso deve-se, apenas, aos aspetos técnicos envolvidos e à falta de informação.

É importante lembrar de que a participação do sinistro automóvel depende do tipo de evento que causou o dano, por exemplo, colisão, atropelamento, vandalismo, roubo ou outros. Também o processo de participação pode variar consoante a seguradora.

Saiba como fazê-lo de forma correta e simples.

Participação de sinistro automóvel

Contacte a sua companhia de seguros, logo que possível, nas 24 horas a seguir ao incidente. Também pode participar um sinistro automóvel em caso de: 

  • Roubo;
  • Vandalismo;
  • Se o seu carro sofreu danos, devido a um evento não relacionado com um acidente, como um temporal ou incêndio. 

Dica importante: tenha sempre à mão os documentos do seguro e o contacto telefónico da sua companhia de seguros. Atualmente, também é possível obter essas informações online.

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Aliás, é também possível fazer a participação online, através da app ou do site da companhia de seguros. Assim que fizer a participação de sinistro automóvel à sua seguradora, esta abre o processo do sinistro e irá informá-lo também sobre como deve agir e quais as formalidades e os documentos que deve apresentar.

Contactar a seguradora, no momento em que ocorreu o incidente, poderá também ser útil, para obter algum apoio em tempo real.

Quando participar o sinistro à companhia de seguros, esta irá nomear um perito para acompanhar o processo, confirmar todas as circunstâncias em que se deu o acidente e inspecionar o seu veículo.

A Tranquilidade é uma das seguradoras aderentes à Convenção IDS (Indemnização Direta ao Segurado). Assim, caso tenha um acidente em território nacional por choque direto – com apenas outro carro e cujos danos materiais não ultrapassem os 15 mil euros por veículo – e se a seguradora do outro veículo também tiver assinado este protocolo, a resolução do sinistro pode ser acelerada.

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Quais são as informações de que necessita?

Durante a participação de sinistro automóvel, é essencial fornecer todos os detalhes à seguradora e perito, incluindo: 

  • Local, data e hora do acidente;
  • Número da apólice, datas de início e fim da apólice;
  • O seu nome e morada completos;
  • Nomes, moradas e dados de contacto de todas as testemunhas, passageiros e condutores envolvidos;
  • Carta de condução de todos os condutores. 

Se fizer a participação online do acidente automóvel, vai obter tempos de resposta menores e informações sobre como preencher a participação em pontos-chave. Além disso, através da app da Tranquilidade, poderá usar o seu telemóvel para obter informações sobre os seus seguros e falar com o seu agente.

Leia o nosso artigo "Saiba o que fazer num acidente automóvel e como o reportar", onde aprofundamos um pouco mais as questões relacionadas com o sinistro automóvel.

Avaliação do sinistro pelo perito e regularização

O perito destacado irá ocupar-se do seu processo. Vai inspecionar o automóvel, analisar a ocorrência e examinar os elementos de prova dos prejuízos resultantes e as coberturas do seu seguro.

No caso de ser necessária uma reparação ao veículo, existem três locais onde pode fazê-lo: 

  • Reparação em oficinas particulares – Espaços que não dispõem de protocolos negociados pela Tranquilidade;
  • Reparação em oficinas convencionadas – As oficinas convencionadas trazem um conjunto de vantagens aos clientes, tais como veículo de cortesia (sujeito a condições específicas) entregue na própria oficina, reboque, lavagem, aspiração, verificação de luzes e níveis de óleo e água. Assim como a prioridade e rapidez na reparação e também a garantia de reparação. Descubra qual a mais próxima de si;
  • Reparação em centros de peritagens – Qualquer cliente Tranquilidade (e terceiros envolvidos) pode recorrer a estes centros, não sendo necessária marcação prévia. Existem 10 centros espalhados pelo país: 2 em Lisboa e 1 em Oeiras, Corroios, Setúbal, Leiria, Coimbra, Porto, Braga e Guimarães. 

Analise detalhadamente os documentos da sua apólice. Consulte como fazer a participação no website da seguradora. Caso precise de esclarecer outras questões, pode entrar em contacto com o seu Agente, utilizar o nosso Assistente Virtual ou enviar-nos mensagem pelo WhatsApp.

À primeira vista, fazer uma participação de um sinistro automóvel pode parecer complicado. No entanto, se conhecer, de antemão, as indicações básicas referidas acima, será mais simples do que esperava. E lembre-se: se realizar o procedimento corretamente, garantirá que não existem problemas e atrasos desnecessários, por motivos de rejeição da participação. 

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