O que verificar antes de comprar um carro usado, a combustível
Analise o mercado
Se quer comprar um carro usado, tem de decidir a marca e o vendedor (particular ou mercado de usados). A compra num particular pode ficar mais barata. Porém, o mercado de usados é mais credenciado e pode dar condições especiais.
Encontrou um carro em segunda mão espetacular e aparentemente impecável? Um verdadeiro negócio “a não perder”? Antes de ir a correr negociar as condições da compra, assegure-se de que não terá surpresas desagradáveis. Eis o que deve fazer:
Analise o veículo dos pontos de vista mecânico e físico
- Faça um test drive. Dê uma volta com o carro por pisos e percursos diversos e fique atento à suspensão, aos travões, a barulhos que o motor possa fazer. No final, pare e desligue o carro por uns minutos. Em seguida desloque-o uns metros para verificar se há fugas de óleo ou do líquido refrigerador.
- Peça ajuda ao seu mecânico. Ele é o seu melhor amigo nesta matéria, pois saberá olhar para o veículo como um todo, analisar o motor, os travões, o estado da bateria, etc.
Analise o exterior do carro
- Examine a chapa, pintura e plásticos. Veja se há sinais de soldaduras suspeitas e manchas de cor que possam indicar um arranjo antigo e sinais evidentes de desgaste.
- Observe atentamente os pneus, as jantes e o chassis e verifique se todas as luzes (faróis, piscas e interior) acendem.
Examine o interior do carro
- Procure sinais de desgaste. Em particular, nos estofos e nas zonas mais escondidas, como os tapetes e debaixo deles. Verifique o estado dos plásticos do tablier, do volante e da caixa de velocidades. Verifique a bagageira. Tem pneu sobresselente (ou kit de reparação na validade), macaco e triângulo?
- Teste as várias funcionalidades e aplicações: o computador de bordo e o sistema multimédia funcionam? Os cintos de segurança estão bons? Os vidros abrem e fecham? O ar condicionado funciona?
O que verificar antes de comprar um carro usado elétrico
Além dos cuidados acima que também se aplicam a um veículo elétrico, examine atentamente:
Os componentes elétricos
O ponto de entrada do carregamento está intacto? E os cabos? Estão em bom estado, sem cortes ou sinais de degradação?
O estado da bateria
É uma bateria comprada ou alugada? Se for alugada, terá uma despesa mensal, mas também a garantia da assistência da marca. Caso tenha sido comprada, veja qual a autonomia estimada (no computador do carro): se estiver abaixo dos 70%, desconfie. Veja também o tipo de bateria. As baterias de iões de lítio armazenam o dobro de energia das de hidreto de níquel-metal e não viciam.
A garantia da bateria
O ideal é uma garantia para pelo menos 8 anos ou 100 mil quilómetros. E também garantia de substituição incluída, se a capacidade de carregamento for abaixo dos 70%.
Ao comprar um carro usado, estes cuidados poderão dar-lhe informações sobre o estado real do veículo e evitar surpresas desagradáveis.
Se o carro escolhido cumprir todos estes requisitos, poderá ser uma boa compra. Caso avance para a compra de um automóvel, saiba que a Lei o obriga a ter um seguro de responsabilidade civil.
Também no momento de escolher o seu seguro automóvel, pondere bem. Considera que o seu investimento merece uma proteção mais abrangente?
Na Tranquilidade, pode adicionar várias coberturas ao seguro automóvel. Poderá optar por uma proteção de ocupantes e condutor e salvaguardar-se perante situações como furto ou roubo; fenómenos da natureza; atos de vandalismo; choque, colisão ou capotamento – estas são apenas algumas das várias coberturas existentes.
E se decidiu comprar um automóvel usado que encaixa no perfil dos carros clássicos, tem à sua disposição o Seguro Automóvel Clássicos da Tranquilidade.