Quer realizar os seus objetivos de vida? Apesar de a poupança ser determinante para o conseguir, há outro fator que anda de braço dado com ela e é igualmente fundamental: o investimento financeiro.
Investir dinheiro é uma das faces da moeda. De um lado a poupança, do outro o investimento e é este que lhe irá permitir rentabilizar o dinheiro que juntou.
Poupança é algo que permite constituir um fundo de emergência para fazer face ao impacto financeiro de uma situação imprevista, tal como o desemprego, um acidente, doença ou despesa inesperada.
Investimento refere-se a aplicar o dinheiro com o propósito específico de o fazer render. Existem diversos tipos de investimento diferentes, de maior para menor risco, de curto a médio-longo prazo.
Por isso é fundamental que se escolham aplicações financeiras adequadas aos objetivos definidos, para realizar os seus objetivos.
Como? Investindo. Mas, para isso, vamos dar-lhe a conhecer por onde pode começar, de acordo com a sua experiência e preferência.
Planear e Investir
Como em quase tudo na vida, o planeamento na altura de investir poupa-nos tempo e erros, sendo a melhor forma de nos organizarmos face aos nossos objetivos.
Quer pretenda fazer investimentos com pouco dinheiro ou com uma quantia considerável, comece por colocar, a si mesmo, as seguintes questões:
- Quanto dinheiro quero investir?
- Durante quanto tempo vou investir?
- Que lucro espero conseguir com este investimento?
- Quanto tempo da minha vida posso dedicar à gestão do investimento?
- Tenho um fundo de emergência que me permita investir este dinheiro confortavelmente?
- Tenho um plano de poupança que me permita fazer crescer a minha riqueza?
- Que parte do meu capital estou disposto a colocar em risco?
Tão importante como definir um plano é conhecer os pontos para um investimento responsável. Procura investir a curto ou a longo prazo e prefere arriscar mais por um lucro potencial maior, ou sente-se mais confortável a jogar pelo seguro?