PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE
Formas simples de reduzir o desperdício na sua casa
Combater o desperdício que produz na sua casa traz benefícios significativos para a saúde do planeta e para a sua bolsa. No entanto, na correria do dia a dia, tendemos a esquecer-nos de fazer este esforço (que na verdade não é esforço nenhum) e, enquanto isso, a produção de resíduos urbanos continua a aumentar em Portugal.
Reduza os seus resíduos urbanos e diminua o seu desperdício com estas dicas simples e fáceis.
Reduza o desperdício de comida
Utilize o seu congelador
Todos os anos, são desperdiçados 88 milhões de toneladas de alimentos na União Europeia. Contribua para reduzir este número, usando o seu congelador.
Se tiver sobras de comida, coloque-as em recipientes reutilizáveis e congele-as para comer noutro dia. Existem também vários ingredientes como, por exemplo, pão, queijo e enchidos, que podem ser congelados.
Não vai conseguir usar um alimento cujo prazo de validade está a acabar? Congele.
Dedique-se à compostagem doméstica
As cascas de fruta e de vegetais, as saquetas de chá, as borras de café e as cascas de ovos são perfeitos para fazer adubo e reciclar os resíduos alimentares. No entanto, evite usar carne, peixe e laticínios na compostagem doméstica.
Plante e use as suas ervas aromáticas
Compre ervas aromáticas como salsa, coentros, manjericão, hortelã e alecrim, ponha-as num vaso com água e coloque-as num sítio com muita luz.
Guarde as cascas
Não deite fora as cascas de fruta. Pode cristalizá-las e usá-las para decorar sobremesas, aproveitá-las para fazer geleias, ou aromatizar a água.
Faça batatas fritas com as cascas de vegetais.
Reduza a utilização de plástico e de embalagens
Compre produtos reutilizáveis
Apesar de sabermos que os sacos de plástico têm um tempo de decomposição longo, estes continuam a ser usados. Reduza o plástico na sua vida. Quando for às compras, leve sacos de pano em vez de plástico ou arranje um carrinho ou trolley. Se costuma levar marmita para o almoço, opte por recipientes de vidro.
O papel? Qual papel?
Pode parecer difícil, mas a longo prazo vai valer a pena. Se optar por receber por e-mail as suas faturas e outros documentos, evita o uso desnecessário de papel e diminui a probabilidade de os perder, o que irá simplificar-lhe a vida.
Sabia que na Generali Tranquilidade todos os clientes podem receber a sua documentação por e-mail? Basta fazer a sua adesão aqui. Adira a esta causa e ajude-nos a criar um mundo mais simples e sustentável.
Eletricidade
Não deixe os equipamentos elétricos em modo stand-by
Por vezes, esquecemo-nos de retirar da tomada a ficha de equipamentos que já não estamos a utilizar. Isto contribui para o desperdício energético e aumenta as emissões de dióxido de carbono. Quando acabar de ler este artigo, verifique as suas tomadas.
Utilize tecnologias inteligentes
Compre tomadas inteligentes que ajudam a poupar energia e dinheiro. Não desperdiçar energia é também uma forma de contribuir para a proteção do ambiente.
Tenha atenção à etiqueta energética
Os eletrodomésticos antigos consomem mais energia do que os mais recentes. Verifique a etiqueta energética dos seus aparelhos e veja se vale a pena substituí-los por novos. Para saber o que está a comprar, aprenda a ler a nova etiqueta energética.
Se tiver um eletrodoméstico que não consuma muita energia, mas que tem algum tipo de avaria, não se precipite a comprar um novo. Sabia que o Seguro Casa da Generali Tranquilidade, disponibiliza um serviço de reparação de eletrodomésticos? É uma opção mais económica e amiga do ambiente.
Artigos que já não usa
Dê um novo uso
Os envelopes, caixas de cartão e jornais antigos podem ser reaproveitados para fazer embrulhos, por exemplo. Tem meias e t-shirts velhas? Use-as como panos para limpar a casa ou o carro.
Venda
Roupa, móveis, eletrodomésticos e outros objetos que já não têm utilidade para si, poderão interessar a outras pessoas. Tente vender os artigos que já não usa no Marketplace do Facebook ou em sites como Olx.
Produtos
Faça-os você mesmo
Em vez de comprar produtos de limpeza ou de beleza, pode fazê-los você mesmo. Prepare esfoliante com sal grosso misturado com azeite ou óleo de coco e umas gotinhas de óleos essenciais. Para limpar a casa, use água com vinagre e cascas de limão.
Compre produtos naturais e sem plástico
Existem diversos produtos naturais que usam pouco ou nenhum plástico e que são tão bons ou melhores dos que os que está habituado a utilizar. Em vez de comprar um champô ou amaciador numa embalagem de plástico, opte por champôs ou amaciadores sólidos, que são vendidos acondicionados em papel ou cartão reciclados e que, entre utilizações, pode guardar em recipientes de metal, vidro ou cerâmica.
SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
8 SERVIÇOS DO SEGURO MULTIRRISCO (MUITO ÚTEIS) QUE TALVEZ DESCONHEÇA
Saber mais