Uma fissura no para-brisas do seu carro pode ocorrer a qualquer momento. Dependendo da gravidade, uma fissura ou quebra no vidro da frente do carro pode reduzir a visibilidade e impedir uma condução segura.
Saber o que fazer em caso de quebra ou fissura no para-brisas é fundamental para continuar a sua viagem em segurança e evitar acidentes.
As respostas a estas seis perguntas resumem tudo o que precisa de saber.
1. Posso continuar a conduzir se tiver uma quebra ou fissura no para-brisas?
Depende do tamanho e da localização da quebra ou fissura, bem como da legislação rodoviária local.
Segundo o art.º 22 do Regulamento do Código da Estrada, conduzir com o para-brisas estilhaçado ou partido pode ser punível com multa até 249,40€, uma vez que é considerado estar a utilizar um veículo motorizado em condições perigosas.
O para-brisas é crucial para garantir uma visão desimpedida da estrada e qualquer fissura, quebra ou risco pode ser suficiente para prejudicar a visibilidade, impedindo que veja, claramente, os veículos que circulam na sua direção e outros perigos na estrada. Paralelamente, aumenta o encandeamento devido à luz solar ou faróis.
2. Tenho de reparar até as fissuras mais pequenas?
Mais uma vez, isso dependerá das regras do país em que está a conduzir. É provável que uma fissura muito pequena – do tamanho de uma cabeça de fósforo, por exemplo – não tenha legalmente de ser reparada, desde que não esteja na linha de visão do condutor.
No entanto, a abordagem mais segura é reparar qualquer fissura, seja qual for o seu tamanho, antes que esta piore e se torne num dano capaz de enfraquecer todo o para-brisas. Lembre-se de que, quanto maior for o dano no para-brisas, mais cara será a reparação.