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Quebra ou fissura no para-brisas? Eis o que precisa de saber

Uma fissura no para-brisas do seu carro pode ocorrer a qualquer momento. Dependendo da gravidade, uma fissura ou quebra no vidro da frente do carro pode reduzir a visibilidade e impedir uma condução segura.

Saber o que fazer em caso de quebra ou fissura no para-brisas é fundamental para continuar a sua viagem em segurança e evitar acidentes.

As respostas a estas seis perguntas resumem tudo o que precisa de saber.

1. Posso continuar a conduzir se tiver uma quebra ou fissura no para-brisas? 

Depende do tamanho e da localização da quebra ou fissura, bem como da legislação rodoviária local.

Segundo o art.º 22 do Regulamento do Código da Estrada, conduzir com o para-brisas estilhaçado ou partido pode ser punível com multa até 249,40€, uma vez que é considerado estar a utilizar um veículo motorizado em condições perigosas.

O para-brisas é crucial para garantir uma visão desimpedida da estrada e qualquer fissura, quebra ou risco pode ser suficiente para prejudicar a visibilidade, impedindo que veja, claramente, os veículos que circulam na sua direção e outros perigos na estrada. Paralelamente, aumenta o encandeamento devido à luz solar ou faróis. 

2. Tenho de reparar até as fissuras mais pequenas?  

Mais uma vez, isso dependerá das regras do país em que está a conduzir. É provável que uma fissura muito pequena – do tamanho de uma cabeça de fósforo, por exemplo – não tenha legalmente de ser reparada, desde que não esteja na linha de visão do condutor.

No entanto, a abordagem mais segura é reparar qualquer fissura, seja qual for o seu tamanho, antes que esta piore e se torne num dano capaz de enfraquecer todo o para-brisas. Lembre-se de que, quanto maior for o dano no para-brisas, mais cara será a reparação. 

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Caso a fissura não seja reparada, a humidade pode acumular-se nela e embaciar o vidro. Se houver, além disso, acumulação de sujidade na fissura, a imperfeição deixará de poder ser reparada. E, se a água entrar e congelar, é provável que o para-brisas tenha mais tendência para quebrar.  

Em todos os casos, estará a comprometer, seriamente, a sua visibilidade e segurança.

3. Posso reparar o problema sem ajuda?  

O tamanho e a gravidade da fissura é que vão determinar o tipo de reparação necessária. Desde que a fissura seja inferior a 25 mm, poderá ser capaz de a reparar sem ajuda, utilizando um kit de reparação de para-brisas.

As instruções exatas variam conforme a marca, mas a maioria dos kits de reparação funcionam injetando um adesivo epóxi ou acrílico que veda a fissura, impedindo a entrada de água e sujidade.

As quebras ou fissuras maiores, geralmente com mais de 25 mm, não podem ser reparadas com um kit de reparação e necessitam de uma reparação profissional.  

O para-brisas é crucial para garantir uma visão desimpedida da estrada e qualquer fissura, quebra ou risco pode ser suficiente para prejudicar a visibilidade.


4. Quanto pode custar a reparação de uma quebra ou fissura?

O preço poderá variar bastante, consoante a dimensão do dano e outros fatores. Mas, para reparações que exijam a substituição do para-brisas, é provável que o valor não seja inferior a 250 euros.

Por norma, quanto mais caro for o automóvel, mais caro será o para-brisas de substituição.

5. O meu seguro automóvel cobre os danos no para-brisas? 

Adicionando a cobertura de quebra isolada de vidros ao seu Seguro Automóvelresolverá esse problema sem mais preocupações. Se tiver esta cobertura, poderá sempre acioná-la para a reparação. Caso o seu seguro não tenha cobertura de quebra isolada de vidros, terá de suportar os custos de reparação. 

Saiba mais sobre a cobertura de quebra isolada de vidros do seguro automóvel.

6. Existe alguma forma de proteger o meu para-brisas de fissuras? 

Não há garantias de que evitará uma fissura ou quebra, pois basta uma pedra solta atingir o seu para-brisas, para o poder danificar. No entanto, existem algumas dicas para proteger o vidro da frente do carro: 

  • É aconselhável que conduza a uma distância razoável do veículo da frente, para evitar detritos que possam ser projetados pelas rodas;
  • Procure conduzir com mais cuidado em estradas com superfícies danificadas ou instáveis; 
  • Substitua as escovas limpa para-brisas todos os anos, para garantir que estas removem, de forma eficaz, qualquer acumulação de sujidade e detritos;
  • Verifique, regularmente, se o seu para-brisas apresenta pequenos sinais de danos e garanta que estes são reparados (por si ou por um profissional), antes que o problema se agrave.  

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