Leva a mão ao bolso ou à mala e percebe que as chaves do carro não estão lá. Na mochila, também não. Verifica, repetidamente, todos os lugares onde as poderia ter deixado, mas nada.
Perdeu as chaves do carro! E agora, o que pode fazer?
Dependendo das circunstâncias em que se encontrava, quando perdeu as chaves do carro, recuperá-las pode implicar uma mera duplicação de chaves ou pode transformar-se num pesadelo.
Saber o que fazer, no caso de ter perdido as chaves do carro, será muito útil. O seu seguro automóvel pode ajudar? Qual é o preço de uma duplicação de chaves do carro? Deve denunciar essa perda à polícia para evitar que o seu carro seja furtado ou roubado? Talvez nunca tenha pensado nestas questões, mas saber o que deve fazer pode poupar-lhe dores de cabeça.
Que fazer se perdeu as chaves do carro?
Existem dois cenários diferentes, quando se perdem as chaves do carro: ter uma segunda chave, ou não ter. Vamos começar com o primeiro.
Se tiver um duplicado das chaves do carro
O ideal é, de facto, ter uma cópia das chaves do carro guardada num local diferente daquele em que costuma guardar as chaves que usa no dia a dia. Dessa forma, evitará confundi-las e correr o risco de usar ambas ao mesmo tempo. Se já perdeu umas chaves do carro, é possível que perca as outras. Assim, por razões de segurança, mantenha sempre uma cópia guardada num local seguro.
Para exemplificar, tente imaginar uma situação em que perdeu as chaves do carro e precisa de soluções eficazes. Tem uma segunda casa? Em caso afirmativo, pode ser interessante deixar lá o duplicado. Tem um ótimo relacionamento com os seus vizinhos ou algum membro da família mora perto de si? Se sim, aproveite para pedir que lhe guardem uma cópia das chaves.
👉 Pode achar útil este artigo: Limpeza e manutenção do seu carro: como fazê-lo e poupar dinheiro
E se NÃO tiver uma cópia? O que fazer?
Da teoria à prática ainda vai uma longa distância. Ou seja, por mais que saibamos o que fazer, nem sempre o fazemos. Além disso, geralmente, os acidentes ocorrem nos momentos em que menos esperamos. Se está a ler este artigo, possivelmente, perdeu as chaves do carro e não tem uma cópia à mão. Lembre-se: o importante é não entrar em pânico.
A primeira coisa a fazer é entrar em contacto com a sua seguradora. Neste caso, o serviço de assistência em viagem pode ser muito útil, se for necessário deslocar o seu carro para outro local, até que consiga obter uma segunda via das chaves.
Na Tranquilidade, a assistência em viagem do Seguro Automóvel (ligeiros e motociclos) pode disponibilizar, entre várias garantias:
- Desempanagem do veículo no local, através de abertura ou arranque da viatura;
- Reboque do veículo até ao destino indicado;
- Transporte dos ocupantes do veículo (limite 50 kms).
Se, por algum motivo, ainda não conseguiu aceder ao seu automóvel, deverá solicitar uma duplicação de chaves de emergência. Não sabe como fazer? Nós explicamos.
👉 Pode interessar-lhe: Inspeção automóvel obrigatória: não arrisque a multa!
Como fazer uma duplicação de chaves do carro?
Se perdeu as chaves do carro, existem duas formas de conseguir uma segunda via: através de um concessionário ou num estabelecimento especializado.
Cópia das chaves do carro, num concessionário
Se por acaso perdeu as chaves do carro, o fabricante poderá fazer um duplicado. Para isso, basta entrar em contacto com qualquer concessionário da marca do seu automóvel e solicitar uma segunda chave. Isso é possível, mesmo que não tenha sido esse o concessionário em que comprou o carro. Terá de mostrar ou dar cópias de documentos que provem que o carro é seu, nomeadamente:
- Cartão de Cidadão;
- Documentação do veículo, especificamente, o número do chassi. É muito provável que guarde esses documentos dentro do carro. Por isso, é sempre bom ter uma cópia em casa, no seu computador ou na cloud, para lhes poder aceder sempre que necessário;
- Código da chave também poderá ser necessário, dependendo do modelo do carro. Trata-se de um código alfanumérico que costuma vir anexo às chaves do carro, no momento da sua aquisição. Também pode existir dentro do porta-luvas, numa placa de metal – mas não confunda este código com o VIN do automóvel! Com este código, o preço da duplicação das chaves poderá ser mais baixo. Se não o tiver, é possível obtê-lo, mas o custo poderá ser maior.
❓Sabia? 10 conselhos para proteger o carro quando estiver guardado
Duplicação das chaves do carro, num estabelecimento especializado
Existem estabelecimentos especializados ou serralharias, onde também se pode obter uma duplicação das chaves do carro. Para o fazer, terá de se certificar de que possuem uma máquina compatível com o seu modelo de chave.