Mercados financeiros são plataformas onde decorre a negociação de ativos financeiros, tais como ações, obrigações, commodities (também conhecidas por mercadorias) e outros instrumentos financeiros.
Estes ativos são fortemente influenciados por acontecimentos económicos, políticos e sociais, tanto a nível local como mundial. Isto significa que estes acontecimentos também podem influenciar as suas poupanças, finanças e planos financeiros.
Neste artigo, em quatro pontos-chave, descrevemos os principais ativos financeiros e discutimos o potencial impacto dos acontecimentos políticos e económicos sobre esses ativos.
Partilhamos também orientações sobre como pode planear com vista à proteção das suas finanças e damos algumas dicas sobre como tirar o máximo partido das oportunidades, quando estas surgirem.
Definições de ativos financeiros
Antes de explorarmos o impacto dos acontecimentos mundiais sobre as suas finanças, conheça o significado de alguns termos mencionados neste artigo:
- Ação: produto de investimento que representa uma fatia da empresa.
- Mercado bolsista: mercado no qual são emitidas e negociadas ações de empresas.
- Dividendos: parcela do lucro de uma empresa que é distribuída pelos seus acionistas.
- Obrigações: empréstimo feito por um investidor a uma determinada entidade (um governo ou uma empresa). Os investidores em obrigações têm direito a receber uma taxa de juro.
- Fundos: investimentos coletivos, em que o dinheiro dos investidores é agrupado e repartido por investimentos.
- Commodities: investimento em mercadorias de origem primária, que fornecem matéria-prima para produtos industrializados, como o ouro, o trigo ou o gás natural.
- Mercado cambial: em termos de investimento, trata-se de comprar a moeda de um país e vender a de outro.
〽️Pode interessar-lhe: Objetivos financeiros: o que são e como defini-los?
Eventos que podem impactar o mercado financeiro
Seguem-se alguns exemplos de acontecimentos que podem perturbar negativamente, ou influenciar positivamente, os mercados financeiros mundiais. Estes acontecimentos encontram-se frequentemente interligados, o que significa que se influenciam e afetam mutuamente.
Acontecimentos económicos e políticos globais
A saúde da economia mundial e dos países tem uma grande influência sobre os mercados financeiros mundiais. Acontecimentos internacionais, como conflitos comerciais, recessões económicas ou tensões geopolíticas, podem refletir-se nos indicadores económicos de um país. As alterações na procura global de produtos de exportação, as perturbações nas cadeias de abastecimento e as mudanças no sentimento dos investidores também podem influenciar o desempenho económico.
Por exemplo, os bancos centrais de todo o mundo têm vindo a aumentar as taxas de juro, desde o início de 2022, em resposta ao rápido aumento da inflação – em parte, causado pelo aumento dos preços do petróleo, resultante da guerra na Ucrânia (ver o ponto abaixo sobre "Guerras e conflitos").
Por outro lado, mudanças positivas, como taxas de crescimento do PIB superiores às previstas (o PIB é a medida-padrão do valor criado pela produção de bens e serviços num país, durante um determinado período de tempo), ou pacotes de estímulos governamentais para incentivar o crescimento, podem impulsionar os mercados financeiros.
Guerras e conflitos
As guerras e os conflitos significam instabilidade política e podem criar incertezas nos mercados financeiros. A recente invasão da Ucrânia por parte da Rússia, por exemplo, causou instabilidade em muitos ativos de investimento, incluindo ações, obrigações e no mercado cambial.
Os ataques no Mar Vermelho, que têm vindo a perturbar as cadeias de abastecimento através do Canal do Suez, tiveram impacto nas cotações das ações das principais companhias de navegação. Isto também levou ao aumento dos preços dos contentores marítimos e a prazos de entrega mais longos, que estão a afetar empresas e particulares, em todo o mundo.
Crises sanitárias
A pandemia de Covid-19 afetou, negativamente, os mercados bolsistas em todo o mundo, quando o vírus se começou a propagar.
Apesar de tudo, os mercados financeiros globais recuperaram rapidamente, em geral. Os setores tecnológico e digital, que beneficiaram da transição para um maior peso do trabalho remoto, lideraram a recuperação do mercado bolsista. Os governos agiram também, rapidamente, para incentivar a despesa e apoiar a atividade económica, injetando liquidez (dinheiro) nos mercados e reduzindo, temporariamente, as taxas de juro.
Eventos climáticos extremos
As tempestades ou terramotos podem perturbar as cadeias de abastecimento. Embora o efeito se faça sentir com maior gravidade nos mercados bolsistas dos países afetados, pode fazer-se sentir noutros países – em particular aqueles com fortes laços comerciais com as zonas afetadas.
Outros problemas climáticos, como a seca, também têm impacto na inflação e no preço dos produtos.
Sabia que o Tranquilidade Investimento Verde da Generali Tranquilidade é um produto de investimento que mantém o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), definidos pelo Governo Português? Esta é uma solução ligada a fundos de investimento que seguem as melhores práticas de gestão ambiental, social e de governação. Além disso, é adequada a perfis de investidores moderados.
✅Saiba mais: Qual a sua mentalidade financeira? Faça o teste!