Ninguém está livre de ser surpreendido por um pneu furado, enquanto conduz. Se ainda não lhe aconteceu, pode ser uma questão de tempo. Um pneu furado pode causar um acidente de carro, por isso, é conveniente saber como agir perante este cenário.
Contamos todos os truques, neste guia completo.
Até que ponto os pneus são importantes para a segurança do carro?
Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), “é nos pneus que se produzem as forças necessárias ao controlo do veículo”. A ANSR informa, igualmente, que os pneus são muito importantes quer no que respeita ao conforto, quer no que se refere à segurança. Sobretudo, por duas razões: por um lado, eles transmitem as forças estáticas (peso do veículo e carga) e dinâmicas (atrito que materializa a aceleração, a travagem, a tração, etc.), entre o veículo e o pavimento; por outro, contribuem decisivamente para assegurar a aderência do veículo ao pavimento.
Portanto, a falta de manutenção dos pneus – pneu furado, desgaste da banda de rodagem ou pressão de ar incorreta nas rodas do carro – pode ser responsável por um acidente de carro. Para o evitar, é fundamental controlar o bom estado das rodas do carro e trocá-las quando necessário.
👉 Este artigo interessa-lhe! Carta por Pontos: como se perdem e ganham pontos
Riscos de conduzir com um pneu furado
Apercebe-se de que um dos pneus do seu carro está ligeiramente vazio. Ao observá-lo melhor, descobre que está furado! Ainda que muitas pessoas não tratem de imediato da sua reparação, os riscos a que ficam expostas podem ser mortais.
Veja bem:
- Um pneu furado compromete a configuração do carro. O equilíbrio mecânico do automóvel ficará afetado;
- Ao mesmo tempo, conduzir pode tornar-se mais desconfortável. Vai notar isso no amortecimento ou na direção do veículo;
- Já para não falar na sua segurança! O risco de o pneu rebentar e fazer o carro despistar é elevado;
- Um pneu furado pode alterar o tipo de resposta numa travagem.
👉 Saiba mais. Sabe qual é a altura mais perigosa para conduzir num dia de chuva?
Causas de um pneu furado
Estas são as razões mais comuns para um pneu furar:
- Pressão inadequada dos pneus do carro;
- Sobrecarga do carro. Os pneus estão projetados para suportar um peso máximo. Ultrapassar, ou conduzir com frequência no limite desse peso, pode furar um ou mais pneus;
- Conduzir a alta velocidade sobre lombas acaba por afetar a estrutura da borracha dos pneus;
- Embater contra as arestas dos passeios pode rasgar os pneus;
- Qualquer objeto pontiagudo na estrada, como vidro, um prego ou outra peça afiada, aumenta o risco de um pneu furar;
- Finalmente, uma má manutenção também afeta o estado destas peças. Recomenda-se a troca dos pneus após 40 000 a 50 000 quilómetros de rodagem.
👉 Este artigo pode interessar-lhe! Por que motivo deve optar por um carro com várias tecnologias incluídas?