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Guia de pneus para motos: tudo o que precisa de saber

Um erro comum entre muitos condutores é olhar apenas para o tamanho recomendado pelo fabricante, ou confiar em opiniões não especializadas.

A verdade é que existem milhares de modelos de pneus de moto, cada um concebido para diferentes tipos de pisotemperatura estilo de condução.

Escolher os pneus de moto certos é essencial para garantir o melhor desempenho do veículo – e pode mesmo salvar a sua vida.

Descubra tudo o que precisa de saber com este guia completo.


Tipos de pneus de moto
 disponíveis no mercado


A primeira coisa a ter em conta é o tipo de pneus de moto que procura, em função da utilização que lhes vai dar. No entanto, esta utilização não tem, necessariamente, de coincidir com o tipo de moto. Abaixo indicamos as utilizações mais comuns.


Pneus de moto para estrada

São ideais para quem percorre longas distâncias em asfalto, com foco em confortoaderência estabilidade. Têm um design pensado para oferecer bom desempenho em curvas, travagens e em diferentes condições de pavimento urbano ou rodoviário.


Pneus de moto para trail (ou dual sport)

Recomendados para motociclistas que fazem percursos mistos entre estrada e caminhos de terra, gravilha ou lama. A sua estrutura robusta e a banda de rodagem com sulcos profundos garantem boa tração em pisos irregulares, sem comprometer o desempenho em estrada.

✔️ Lembre-se: a profundidade dos rastos ou sulcos dos pneus e a sua dureza significam que a vida útil destes é mais longa.

 

Pneus de moto para cidade

Concebidos para melhorar a eficácia na condução urbana e reduzir o consumo de combustível, estes pneus oferecem boa estabilidade em velocidades moderadas e no trânsito diário.

Embora não proporcionem o mesmo desempenho em curva que outros modelos, a sua segurança em situações de trânsito está garantida.

❌ Tenha em conta: oferecem aderência ideal apenas em superfícies de asfalto. Evite usá-los em gravilha, areia ou lama, pois isso pode comprometer a segurança.

 

Pneus de moto todo-o-terreno

Se está habituado a conduzir em terrenos macios e irregulares, a sua prioridade é garantir a estabilidade do veículo. É por isso que deve optar por pneus todo-o-terreno.

As saliências deste tipo de pneu apresentam uma forma crescente, que facilita o controlo do veículo em terrenos acidentados.


Pneus para motos desportivas

Para motos de grande cilindrada, é recomendável optar por um tipo de pneu de alto desempenho. Os pneus para motos desportivas combinam uma boa aderência para enfrentar curvas acentuadas a alta velocidade, bem como um material que não reduz o seu desempenho quando a roda aquece demasiado.

❌ Não se esqueça: este tipo de pneu tem uma vida útil curta. Verifique com regularidade o seu estado e substitua os pneus quando a profundidade dos rastos (a que, habitualmente, chamamos sulcos na borracha) equivaler a menos de 1 milímetro.

 

Escolha do pneu em função das condições climáticas


Depois de escolher o tipo de pneu mais adequado ao seu estilo de condução e ao piso habitual, é importante considerar as condições meteorológicas que vai enfrentar, pois estas afetam a condução de um veículo de duas rodas.

Por isso, considere adaptar os pneus, de modo a melhorar a estabilidade e a segurança

  • pneus de chuva – é aconselhável escolher pneus com uma boa aderência à estrada. Têm, geralmente, um padrão de rastos ou sulcos que facilita a evacuação da água e evita a aquaplanagem;
  • pneus de moto para tempo seco – dependendo do tipo de superfície em que vai circular, é preferível escolher pneus macios ou duros. Os pneus macios têm melhor desempenho a baixas temperaturas e melhor aderência. Os pneus duros, por outro lado, têm uma duração maior, mas geralmente um desempenho mais reduzido. Tanto uns como outros são indicados, apenas, para superfícies secas;
  • pneus mistos – oferecem desempenho equilibrado em piso seco e molhado, graças à sua composição adaptável e desenho da banda de rodagem. São ideais para quem conduz em diversas estações do anoNota: não confunda com pneus de uso misto (on/off-road), indicados para motos trail ou de aventura.



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Como "ler" um pneu de moto?


Já reparou em todos os números, letras e códigos impressos na parede lateral dos pneus? Antes de escolher qualquer modelo, lembre-se de que os próprios pneus têm informações valiosas sobre a compatibilidade com o veículo e o tipo de desempenho esperado.

Fique a saber como ler todos os códigos impressos nos pneus de moto. Para isso, vamos focar-nos neste exemplo: 120/70 R17 58W.

Neste caso:

  • 120 é a largura do pneu (em milímetros)
  • 70 representa a altura do perfil, em percentagem da largura (ou seja, 70% de 120 mm)
  • R indica que o pneu tem construção radial
  • 17 é o diâmetro da jante, em polegadas
  • 58 é o índice de carga, ou seja, corresponde ao peso máximo que o pneu pode suportar com segurança (neste caso, 236 kg)
  • W é o índice de velocidade, ou seja, a velocidade máxima que o pneu suporta com segurança

 


👉 Sobre o tipo de construção...

Os pneus podem ter construção radial (letra R) ou diagonal (letra D):

  • nos pneus radiais, as telas de cordas estão dispostas radialmente (em direção ao centro), o que proporciona menor deformação e maior durabilidade;
  • nos pneus diagonais, as telas estão cruzadas na diagonal, o que os torna mais macios e indicados para suportar maior carga.



👉 Sobre o índice de carga...

carga que o pneu pode suportar deve ser sempre superior ao peso da moto e do condutor, incluindo bagagem e eventuais passageiros.

Abaixo, encontra-se uma tabela com os índices de carga mais comuns e os respetivos valores em kg

ÍNDICE DE CARGA

PESO MÁXIMO SUPORTADO (KG)

20 80
22 90
25 110
28 130
32 150
40 160
45 180
50 190
58 236
63 272
69 325
73 365
77 412

 

👉 Sobre o índice de velocidade...

Quando o código inclui "ZR", significa que é um pneu radial de alto desempenho, ou seja, projetado para velocidades superiores a 240 km/h. Este código pode ser complementado com letras como W ou Y, que especificam a velocidade máxima exata.

Exemplo: 120/70 ZR17 W ➡️ pneu radial de alta performance, com velocidade máxima permitida até 270 km/h.

Abaixo, encontra a tabela com os principais códigos e os respetivos limites de velocidade:

CÓDIGO DO PNEU

VELOCIDADE MÁXIMA

A1 - A8

Entre 5 e 40 km/h

B

50 km/h

C

60 km/h

D

65 km/h

E

70 km/h

F

80 km/h

G

90 km/h

J

100 km/h

K

110 km/h

L

120 km/h

M

130 km/h

N

140 km/h

P

150 km/h

Q

160 km/h

R

170 km/h

S

180 km/h

T

190 km/h

U

200 km/h

H

210 km/h

V

240 km/h

ZR

> 240 km/h

W

270 km/h

Y

300 km/h



👉 Saiba mais:
 Manutenção da moto - guia completo

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Pressão dos pneus: qual a importância?


Para tirar o máximo partido dos pneus é essencial garantir que estão com uma pressão correta. Isto é o que acontece quando a pressão do pneu está demasiado alta: 

  • perda de aderência;
  • aumento do risco de falha do pneu;
  • redução do conforto;
  • desgaste irregular. 

Por outro lado, pneus com uma pressão demasiado baixa provocam: 

  • desempenho inferior do veículo;
  • danos súbitos nos flancos dos pneus das motos;
  • aumento do consumo de combustível. 


Com que
 frequência devo verificar a pressão dos pneus da minha moto?


Recomenda-se verificar a pressão dos pneus da moto de 2 em 2 semanas. No entanto, se é um motociclista que faz muitos quilómetros todos os dias, opte por aumentar a regularidade.

Recomendações

Verifique sempre as recomendações do fabricante dos pneus, relativamente à pressão dos mesmos. Estas recomendações costumam estar indicadas no manual do proprietário da moto, ou numa etiqueta colada na estrutura da moto, geralmente junto ao braço oscilante ou à forquilha dianteira.

E tenha em conta que certas condições climáticas podem exigir uma ligeira variação das taxas: 

  • no inverno, recomenda-se que aumente a pressão dos pneus da moto entre 0,1 e 0,2 bar. As temperaturas frias fazem com que a diferença de pressão entre um pneu frio e um pneu quente seja menor;
  • no verão, por outro lado, recomenda-se a diminuição da pressão em 0,1 a 0,2 barA razão é que, em tempo quente, o ar no interior da roda tende a expandir-se mais do que o habitual. 


👉 Pode interessar-lhe: 
Quão seguro é o seu capacete de moto?


Perguntas frequentes


Quando devo mudar os pneus da minha moto?


Embora dependa do modelo de moto e do tipo de pneu que utiliza, é aconselhável mudar:

  • após 20 000 a 25 000 km, no caso de pneus topo de gama;
  • após 10 000 km, se tiver optado por pneus mais baratos.


Além da quilometragem, é importante ter em conta a idade do pneu. Mesmo com pouco uso, o desgaste natural dos materiais pode comprometer a segurança. A maioria dos fabricantes recomenda substituir os pneus após 5 anos da data de fabrico, mesmo que visualmente não apresentem desgaste significativo.


Qual a diferença entre pneus radiais e diagonais?


A diferença entre um pneu radial e um pneu diagonal para motociclos está na sua estrutura. Na prática, os pneus diagonais tendem a suportar mais carga e são mais resistentes a impactos, o que os torna indicados para motos mais pesadas ou uso fora de estrada.

Já os pneus radiais oferecem melhor dissipação de calor, desgaste mais uniforme e maior estabilidade em alta velocidade – sendo ideais para motos de estrada ou desportivas.

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