Um erro comum entre muitos condutores é olhar apenas para o tamanho recomendado pelo fabricante, ou confiar em opiniões não especializadas.
A verdade é que existem milhares de modelos de pneus de moto, cada um concebido para diferentes tipos de piso, temperatura e estilo de condução.
Escolher os pneus de moto certos é essencial para garantir o melhor desempenho do veículo – e pode mesmo salvar a sua vida.
Descubra tudo o que precisa de saber com este guia completo.
Tipos de pneus de moto disponíveis no mercado
A primeira coisa a ter em conta é o tipo de pneus de moto que procura, em função da utilização que lhes vai dar. No entanto, esta utilização não tem, necessariamente, de coincidir com o tipo de moto. Abaixo indicamos as utilizações mais comuns.
Pneus de moto para estrada
São ideais para quem percorre longas distâncias em asfalto, com foco em conforto, aderência e estabilidade. Têm um design pensado para oferecer bom desempenho em curvas, travagens e em diferentes condições de pavimento urbano ou rodoviário.
Pneus de moto para trail (ou dual sport)
Recomendados para motociclistas que fazem percursos mistos entre estrada e caminhos de terra, gravilha ou lama. A sua estrutura robusta e a banda de rodagem com sulcos profundos garantem boa tração em pisos irregulares, sem comprometer o desempenho em estrada.
✔️ Lembre-se: a profundidade dos rastos ou sulcos dos pneus e a sua dureza significam que a vida útil destes é mais longa.
Pneus de moto para cidade
Concebidos para melhorar a eficácia na condução urbana e reduzir o consumo de combustível, estes pneus oferecem boa estabilidade em velocidades moderadas e no trânsito diário.
Embora não proporcionem o mesmo desempenho em curva que outros modelos, a sua segurança em situações de trânsito está garantida.
❌ Tenha em conta: oferecem aderência ideal apenas em superfícies de asfalto. Evite usá-los em gravilha, areia ou lama, pois isso pode comprometer a segurança.
Pneus de moto todo-o-terreno
Se está habituado a conduzir em terrenos macios e irregulares, a sua prioridade é garantir a estabilidade do veículo. É por isso que deve optar por pneus todo-o-terreno.
As saliências deste tipo de pneu apresentam uma forma crescente, que facilita o controlo do veículo em terrenos acidentados.
Pneus para motos desportivas
Para motos de grande cilindrada, é recomendável optar por um tipo de pneu de alto desempenho. Os pneus para motos desportivas combinam uma boa aderência para enfrentar curvas acentuadas a alta velocidade, bem como um material que não reduz o seu desempenho quando a roda aquece demasiado.
❌ Não se esqueça: este tipo de pneu tem uma vida útil curta. Verifique com regularidade o seu estado e substitua os pneus quando a profundidade dos rastos (a que, habitualmente, chamamos sulcos na borracha) equivaler a menos de 1 milímetro.
Escolha do pneu em função das condições climáticas
Depois de escolher o tipo de pneu mais adequado ao seu estilo de condução e ao piso habitual, é importante considerar as condições meteorológicas que vai enfrentar, pois estas afetam a condução de um veículo de duas rodas.
Por isso, considere adaptar os pneus, de modo a melhorar a estabilidade e a segurança:
- pneus de chuva – é aconselhável escolher pneus com uma boa aderência à estrada. Têm, geralmente, um padrão de rastos ou sulcos que facilita a evacuação da água e evita a aquaplanagem;
- pneus de moto para tempo seco – dependendo do tipo de superfície em que vai circular, é preferível escolher pneus macios ou duros. Os pneus macios têm melhor desempenho a baixas temperaturas e melhor aderência. Os pneus duros, por outro lado, têm uma duração maior, mas geralmente um desempenho mais reduzido. Tanto uns como outros são indicados, apenas, para superfícies secas;
- pneus mistos – oferecem desempenho equilibrado em piso seco e molhado, graças à sua composição adaptável e desenho da banda de rodagem. São ideais para quem conduz em diversas estações do ano. Nota: não confunda com pneus de uso misto (on/off-road), indicados para motos trail ou de aventura.
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Como "ler" um pneu de moto?
Já reparou em todos os números, letras e códigos impressos na parede lateral dos pneus? Antes de escolher qualquer modelo, lembre-se de que os próprios pneus têm informações valiosas sobre a compatibilidade com o veículo e o tipo de desempenho esperado.
Fique a saber como ler todos os códigos impressos nos pneus de moto. Para isso, vamos focar-nos neste exemplo: 120/70 R17 58W.
Neste caso:
- 120 é a largura do pneu (em milímetros)
- 70 representa a altura do perfil, em percentagem da largura (ou seja, 70% de 120 mm)
- R indica que o pneu tem construção radial
- 17 é o diâmetro da jante, em polegadas
- 58 é o índice de carga, ou seja, corresponde ao peso máximo que o pneu pode suportar com segurança (neste caso, 236 kg)
- W é o índice de velocidade, ou seja, a velocidade máxima que o pneu suporta com segurança
👉 Sobre o tipo de construção...
Os pneus podem ter construção radial (letra R) ou diagonal (letra D):
- nos pneus radiais, as telas de cordas estão dispostas radialmente (em direção ao centro), o que proporciona menor deformação e maior durabilidade;
- nos pneus diagonais, as telas estão cruzadas na diagonal, o que os torna mais macios e indicados para suportar maior carga.
👉 Sobre o índice de carga...
A carga que o pneu pode suportar deve ser sempre superior ao peso da moto e do condutor, incluindo bagagem e eventuais passageiros.
Abaixo, encontra-se uma tabela com os índices de carga mais comuns e os respetivos valores em kg:
ÍNDICE DE CARGA |
PESO MÁXIMO SUPORTADO (KG) |
---|---|
20 | 80 |
22 | 90 |
25 | 110 |
28 | 130 |
32 | 150 |
40 | 160 |
45 | 180 |
50 | 190 |
58 | 236 |
63 | 272 |
69 | 325 |
73 | 365 |
77 | 412 |
👉 Sobre o índice de velocidade...
Quando o código inclui "ZR", significa que é um pneu radial de alto desempenho, ou seja, projetado para velocidades superiores a 240 km/h. Este código pode ser complementado com letras como W ou Y, que especificam a velocidade máxima exata.
Exemplo: 120/70 ZR17 W ➡️ pneu radial de alta performance, com velocidade máxima permitida até 270 km/h.
Abaixo, encontra a tabela com os principais códigos e os respetivos limites de velocidade:
CÓDIGO DO PNEU |
VELOCIDADE MÁXIMA |
A1 - A8 |
Entre 5 e 40 km/h |
B |
50 km/h |
C |
60 km/h |
D |
65 km/h |
E |
70 km/h |
F |
80 km/h |
G |
90 km/h |
J |
100 km/h |
K |
110 km/h |
L |
120 km/h |
M |
130 km/h |
N |
140 km/h |
P |
150 km/h |
Q |
160 km/h |
R |
170 km/h |
S |
180 km/h |
T |
190 km/h |
U |
200 km/h |
H |
210 km/h |
V |
240 km/h |
ZR |
> 240 km/h |
W |
270 km/h |
Y |
300 km/h |
👉 Saiba mais: Manutenção da moto - guia completo