Hoje em dia, os jovens que querem comprar ou arrendar casa têm, em mãos, uma tarefa mais difícil. Entre 2021 e 2022, o preço das casas subiu 13,2%. Além disso, o arrendamento é escasso e está cada vez mais caro.
Daí a importância de programas de incentivo, como o Porta 65 Jovem, que pretende promover a autonomia dos jovens adultos. Vamos conhecê-lo melhor?
O que é o Programa Porta 65 Jovem
Trata-se de um programa do Estado que apoia, financeiramente, o arrendamento jovem, através de um subsídio mensal durante 12 meses.
Nota: O apoio pode ser prolongado até cinco anos, mas, para tal, é preciso apresentar nova candidatura todos os anos.
Este subsídio corresponde a uma percentagem do valor da renda, dependendo da duração e do escalão de classificação do candidato. No entanto, se alguma das pessoas do agregado tiver uma incapacidade igual ou superior a 60%, ou se a casa se localizar numa zona classificada, o apoio pode ser maior.
Como e quando se pode concorrer ao Porta Jovem 65?
Como: Todo o processo de candidatura é feito online, no Portal da Habitação, a partir deste link.
Nota: Já que pode haver pedidos de esclarecimento, durante a análise das candidaturas, consulte a área "prestar esclarecimentos" do site, pelo menos uma vez por semana.
Quando: Há quatro períodos de candidatura por ano: dois em abril, um em setembro e o último em dezembro. Cada período conta, no mínimo, com 15 dias. As datas de candidatura são publicadas no Portal da Habitação.