O custo de vida está a aumentar. Segundo dados recentes publicados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), a taxa de variação homóloga registada no Índice de Preços no Consumidor (IPC) em junho deste ano foi de 8,7%, a mais elevada desde dezembro de 1992.
Já o Banco de Portugal projeta que a inflação, medida pela variação anual do Índice Harmonizado de Preços do Consumidor (IHPC), deverá aumentar para 5,9% em 2022. Como resultado, aumentam os preços de muitos produtos e serviços essenciais, como os transportes, alimentos, combustíveis, energia, turismo e seguros, entre outros.
Ora, estas circunstâncias afetam de forma concreta a vida de toda a gente. Para manter equilibrada a balança finanças/vida, é necessário procurar formas de anular o aumento da inflação. E, para isso, é necessário poupar dinheiro.
Uma das formas de o fazer é reduzir os gastos quotidianos (jantar fora menos vezes, procurar meios mais baratos de deslocação, comprar menos roupa). Outra é diminuir o valor de despesas das quais nunca nos lembramos, como por exemplo, o do seguro de Vida Crédito Casa.
Este seguro é obrigatório para quem recorre a um crédito bancário para comprar casa. Mas, felizmente, é possível poupar nesta despesa imprescindível.
Eis como pode poupar no seguro de Vida Crédito Casa:
1. Escolha o seguro de Vida Crédito Casa que mais o favorece.
Em Portugal, grande parte das pessoas que compra casa recorre a um crédito bancário. Para proteger esse investimento, a instituição financeira que empresta o montante exige ao titular do crédito um seguro de vida. Desta forma, em caso de morte prematura ou invalidez definitiva para a profissão, a dívida contraída fica coberta. Ao mesmo tempo, este seguro também protege a pessoa segura e a sua família.
Todas as instituições financeiras incluem no processo de empréstimo uma proposta deste produto. Contudo, para obter o crédito à habitação não tem de aceitar o seguro que o banco oferece. Pode e deve procurar outras alternativas. É possível que encontre produtos mais em conta nas seguradoras, permitindo-lhe assim poupar dinheiro.
2. Encontrou um seguro de Vida do Crédito Casa mais vantajoso? Então mude!
O seguro de vida associado à compra de casa não tem de ser o mesmo para sempre. Na verdade, pode mudar de instituição quando quiser.
Só precisa de se certificar de que realmente vai poupar dinheiro ao mudar o seu seguro e seguir o procedimento adequado. Eis o que precisa de saber para mudar o seu seguro de vida do crédito à habitação.
Sabia que, ao transferir o seguro Vida Crédito Casa para a Tranquilidade, pode poupar até 60% em relação ao valor que paga atualmente?
3. Associe os seus seguros.
No âmbito individual, quem tem casa própria, é trabalhador independente, possui carro e/ou animais considerados perigosos, tem obrigatoriamente de ter um seguro que cubra, no mínimo, as responsabilidades civis e determinados riscos associados a essas realidades.
Ao associar estes diferentes seguros numa única seguradora pode poupar dinheiro no pagamento total dos seguros. Consulte um mediador e veja como pode beneficiar desse facto.