Saber como verificar o seguro automóvel que contratou é fundamental para poder saber como melhor o usar. Por exemplo, se chamar um reboque às suas custas por não saber que o seu seguro automóvel inclui assistência em viagem, está a gastar dinheiro sem necessidade.
Para aproveitar ao máximo o seu seguro do carro, as coberturas que inclui e os limites de capital que escolheu, tem de saber o que o seguro lhe garante.
✅Pode interessa-lhe: Perguntas mais frequentes sobre o seguro automóvel
Eis os temas abordados:
- O que inclui o meu seguro automóvel?
- Cobertura do seguro automóvel: como saber o que está incluído
- Como verificar o seguro automóvel através da matrícula
O que inclui o meu seguro automóvel?
Todos os seguros têm diferentes níveis de proteção, dos mais básicos aos mais completos, e coberturas adicionais pelas quais pode optar.
Exemplificando, o seguro Automóvel da Generali Tranquilidade tem três níveis de proteção: Base, Mais e Top. A opção Top é a mais completa e abrangente.
No entanto, saiba que, mesmo tendo a proteção Base, nada o impede de adicionar coberturas extra ao seu seguro, se as considerar úteis no seu caso.
✅Saiba mais: FAQ: Seguro Automóvel - tudo o que precisa de saber
Não tem a certeza se o seu carro está protegido contra a quebra de vidros, ou se a assistência em viagem inclui um carro de substituição? Não tem problema, estamos aqui para o ajudar.
Veja abaixo várias formas de verificar aquilo que o seu seguro automóvel inclui.
Cobertura do seguro automóvel: como saber o que está incluído
Tem, à sua disposição, várias formas e instrumentos para verificar todas as condições do seu seguro automóvel (ou, já agora, de qualquer outro seguro Generali Tranquilidade).
1. Contrato
O contrato é o documento que reúne todas as informações de que precisa para verificar o seguro automóvel.
Além disso, é o principal elo com a seguradora, pelos três motivos que explicamos abaixo.
Em primeiro lugar, porque especifica:
- o que cada cobertura garante e em que circunstâncias;
- as exclusões, ou seja, as situações que não estão cobertas;
- as situações especiais, como por exemplo: os pagamentos que ficam a seu cargo, a partir de que data uma determinada cobertura fica ativa ou se a sua ativação é imediata.
Em segundo lugar, porque evita mal-entendidos ao estabelecer por escrito, num documento legal, as suas e as nossas obrigações.
Em terceiro lugar, porque é individualizado. Não só identifica o seguro, como especifica os seus termos (prazo, forma de pagamento e garantias).
2. Agentes
Os Agentes Generali Tranquilidade podem mesmo ser os "melhores amigos dos nossos clientes", no que diz respeito aos seus seguros. Estão preparados para ajudar a encontrar as opções de seguro mais adequadas aos diferentes perfis e necessidades.
Conhecem, como a palma das suas mãos, todos os seguros e dão informações corretas e imparciais sobre as coberturas e os benefícios de cada um.
Se precisar de confirmar o seguro automóvel, não hesite em perguntar ao seu Agente. Ele vai esclarecer-lhe todas as suas dúvidas. Sabe dizer-lhe quais os limites e custos de cada seguro e das diferentes coberturas e pode ajudar no preenchimento das propostas.
Em caso de acidente, é sempre possível recorrer ao apoio dos Agentes, que explicam e guiam no processo de pedido de indemnização, junto da seguradora.
Além disso, os Agentes podem manter os clientes atualizados sobre as alterações e novidades dos seguros, através de um contacto presencial ou à distância. Para quem prefere um contacto presencial, a Generali Tranquilidade conta com uma rede de Agentes e lojas espalhadas por todo o território continental e ilhas.