Fazer exercício físico é uma excelente forma de começar o dia. Começa-se a manhã com uma atividade física e ganha-se energia para enfrentar as diversas situações que o dia nos reserva. Ainda que nem sempre apeteça, mais vale fazer o esforço, já que manter um plano de treino físico traz muitos benefícios a longo prazo.
A Universidade de Cambridge realizou um estudo com 15 mil britânicos de idades compreendidas entre os 40 e os 79 anos, chegando às conclusões de que:
- homens e mulheres que aumentaram os seus níveis de aptidão física reduziram, quase para metade, o risco de morte prematura;
- as pessoas que realizavam 150 minutos de exercício físico por semana (fossem 30 minutos cinco vezes por semana, ou 20 minutos por dia) reduziram o risco de mortalidade, em quase 25%, comparativamente com pessoas que não se exercitavam;
- as pessoas que se exercitavam mais de 20 minutos (numa média de 42 minutos por dia) reduziram o risco de morte precoce em 42%.
Segundo noticiou o jornal Expresso, um estudo realizado em Espanha “concluiu que o aumento da prática de atividade física, mesmo que em pequenos valores – 50 minutos de nível moderado por semana –, resultou numa diminuição de 31% na mortalidade em pessoas que, até então, eram sedentárias.”
Para despertar a motivação, comece a sua manhã com um plano de treino simples, de 10 minutos, e vai ver que depressa entra no ritmo e vai querer manter a rotina. Existem excelentes planos de treino de 20 minutos que pode fazer no seu parque local, ou em casa, se o estado do tempo não ajudar. Ao combiná-los com o seu exercício diário regular, vai conseguir atingir os 45 minutos – ou mais – num instante.
Quer exercitar o corpo de manhã, mas já não aguenta a sua rotina habitual? Experimente estes quatro planos de treino para começar o seu dia em pleno.