Quais são os sintomas de azia?
Antes de tomar qualquer medida, é importante identificar se o que está a sentir é realmente azia. A azia é causada pelo refluxo ácido, que ocorre quando os alimentos no estômago e o ácido estomacal começam a subir para dentro do tubo alimentar – causando irritação.
Os sintomas incluem uma sensação dolorosa e de ardor no peito, um sabor ácido na boca, tosse, enjoo, pressão no peito e rouquidão. Estas sensações desconfortáveis podem durar várias horas.
Dicas para o alívio rápido da azia
Felizmente para os que sofrem de azia, existem formas simples de a aliviar.
Comece por se levantar ou elevar a parte superior do corpo se estiver deitado, e por desapertar qualquer peça de roupa apertada, por exemplo, um cinto.
Se isso não ajudar, tente beber um pouco de vinagre de sidra ou uma mistura de água e bicarbonato de sódio, para ajudar a neutralizar o ácido.
Existem também pastilhas para a azia que ajudam a aliviar os sintomas e vários medicamentos de venda livre, como antiácidos.
Formas de prevenir a azia a longo prazo
Introduzir algumas alterações nos seus hábitos quotidianos poderá ajudar a prevenir este problema.
Embora os estímulos da azia variem de pessoa para pessoa, há determinados alimentos e bebidas que a podem originar, tais como pratos gordos ou picantes como hambúrgueres e caril, álcool, cebolas, alho e café. Os refrigerantes gasosos também causam, frequentemente, irritação.
Outros comportamentos a evitar são comer em excesso e não esperar duas horas entre a refeição e ir dormir.
Deixar de fumar e perder peso (se aconselhado por um médico) também pode ajudar, bem como tentar limitar os fatores de stresse.
Por fim, verifique com um profissional de saúde se algum medicamento que esteja a tomar pode estar a acentuar o problema e, se assim for, as alternativas que pode explorar.
Nunca descure o bem precioso que é a sua saúde. Com o Seguro Saúde da Generali Tranquilidade tem acesso a toda a rede da AdvanceCare com descontos até 65% sobre o preço de mercado dos serviços de saúde.
Toda e qualquer situação de esclarecimentos relativamente às temáticas presentes neste artigo deverão ser solicitadas junto das entidades competentes ou de profissionais especializados. Na preparação deste documento, foram feitos todos os esforços para poder oferecer informação correta e clara. A Generali Seguros, S.A. não é responsável pelo resultado de quaisquer atos ou ações decididas ou tomadas unicamente com base na informação deste documento. A Generali Seguros, S.A. não pretende, através do presente documento, prestar aconselhamento médico, pelo que o cliente é encorajado a consultar profissionais, no intuito de obter o aconselhamento devido, para o seu caso em particular.