Descobrir uma rotina de fitness que se adapte às suas necessidades pessoais, tempo disponível, orçamento e objetivos, pode não ser simples. Muitos desportistas dedicados de todas as idades têm vindo a descobrir que a prática de corrida é um excelente complemento de, praticamente, todos os regimes de fitness, podendo inclusivamente melhorar os seus resultados.
Correr é uma das formas de exercício mais primordiais que existem, proporcionando um treino completo para o corpo e mente. Acalma o estado mental e funciona como antidepressivo, controlando o stress e a ansiedade.
Francisca, praticante de corrida em Lisboa, não podia estar mais de acordo. «Após anos de diferentes exercícios – Zumba, treinos em circuito, ciclismo e caminhadas – estava à procura de um novo desafio e queria saber se podia tornar-me uma “corredora”».
«Ao início foi difícil, mas, quando se começa a sentir a euforia da corrida, é impossível desistir», refere. «Continuo a praticar corrida porque me proporciona uma sensação de bem-estar e me liberta do stress e das preocupações».
Como a Francisca descobriu, correr ajuda a reduzir as hormonas do stress no organismo (cortisol e adrenalina) e a produzir endorfinas, que atuam como um analgésico natural e melhoram o humor (são elas as responsáveis pelo sentimento de euforia produzido durante a corrida).
Quando se corre, também há libertação de serotonina, conhecida como “a molécula da felicidade”. Por isso, mesmo que não melhore o seu recorde pessoal, continuará a beneficiar da felicidade e do relaxamento mental que a corrida lhe proporciona.