PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Cuidados de saúde: qual o tipo de seguro de saúde ideal para si?

Em Portugal, o acesso a cuidados de saúde universais, gerais e tendencialmente gratuitos é garantido através do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Mas isso não impede que muitas pessoas optem por complementar essa proteção com um seguro de saúde privado. 

Na verdade, segundo o jornal Observador, mais de 5 milhões de portugueses têm ou seguro privado ou um subsistema de saúde. 

Neste artigo, analisamos diferentes aspetos do seguro de saúde, para que possa encontrar o melhor para si.  

O que é um seguro de saúde?  


Um seguro de saúde é um tipo de seguro que paga as despesas com cuidados de saúde quer sejam médicas ou cirúrgicas. Também pode ser referido como seguro médico privado. 

Seguro de Saúde Individual

Mesmo que o seu seguro não seja Tranquilidade, pode complementá-lo com a opção extra focada nos quatro pilares do doente oncológico: prevenção, deteção precoce, tratamento e qualidade de vida.

- Assistência às pessoas com serviços ao domicílio (médico, enfermagem e medicamentos);
- Médico online;
- Assistência em viagem no estrangeiro.

Rapariga sorridente a atirar uma maçã verde ao ar com o braço direito

À semelhança de outros pacotes de seguros, existem muitos tipos de seguros de saúde que proporcionam diferentes níveis de cobertura, dependendo das circunstâncias da pessoa segura e do valor que paga pelo seguro. 

Tipicamente, um seguro de saúde ajuda a acelerar o acesso a diagnósticos e tratamentos, permitindo-lhe ainda escolher com mais liberdade quando e onde será tratado. Além disso, o seguro de saúde complementa o SNS, designadamente na comparticipação de medicamentos, no acesso à estomatologia e nas próteses e ortóteses. 

É, sem dúvida, uma boa forma de prevenir e cuidar da saúde. 

Qual é o seguro de saúde ideal para si? 


O seguro de saúde ideal para si depende do uso que prevê vir a dar-lhe. Note que, normalmente, um seguro de saúde não cobre doenças preexistentes. Assim, se a sua família tem um histórico de determinadas patologias, é aconselhável contratar um seguro de saúde o quanto antes. 

Eis alguns aspetos a considerar antes de começar a contactar seguradoras.  

1. De que cobertura precisa? 

Pense se há algum tipo específico de cobertura de que poderá necessitar no futuro, para os seus cuidados de saúde. 

Por exemplo, se a sua família tem histórico de cancro, talvez deva escolher uma opção que cubra essa doença. 

Sabia que a Tranquilidade estabeleceu uma parceria com a Fundação Champalimaud, especificamente focada na prevenção do cancro? Através dela, é possível ter acesso ao Programa Onco-risco, que permite a avaliação de risco e o diagnóstico precoce de cancro. 

Junte a opção EXTRA a qualquer seguro

Na oncologia, o tempo é saúde. Tão importante como o tempo de diagnóstico, é ter uma proteção no tempo certo.
Duas mulheres abraçadas, um delas com um lenço na cabeça por ter o cabelo curto devido ao cancro.

Pode também querer que o seu seguro inclua cuidados de maternidade, dentários ou no estrangeiro. 

Ou ainda fisioterapia ou tratamento de lesões resultantes da prática de alguns desportos radicais, como o esqui. Estes podem não estar incluídos em opções mais básicas, pelo que terá de os especificar quando fizer o seu seguro.    

Tem mais do que 55 anos? Então, poderá proteger-se com uma opção que responde às necessidades de pessoas com idade superior a 55, como é o caso do seguro de Saúde +55 da Tranquilidade

2. Quem precisa de segurar? 

Decida quem precisa de proteção ao abrigo do seguro. Pode optar por um seguro de saúde individual ou garantir os cuidados de saúde para si e para o seu agregado familiar. 

Um seguro que abranja vários elementos da família pode ser mais económico e também facilitar-lhe a vida, pois terá apenas um único fornecedor, uma única apólice e um único ponto de contacto ao qual toda a família pode recorrer.  

3. Quanto custa um seguro de saúde? 

Existem muitos fatores que influenciam o custo do seguro de saúde. Estes incluem a sua idade, sexo, os seus hábitos de vida, historial clínico e níveis de cobertura de que precisa. 

Os dois principais custos associados a um seguro são o preço (ou prémio, isto é, o valor que paga anualmente ou de forma fracionada) e a franquia, que é o valor que ficará a seu cargo quando ativar o seguro de saúde. 

Regra geral, quanto maior for a franquia, menor será o preço do seguro. E este também pode ser reduzido, se não ativar o seguro durante um determinado período de tempo.  

Doenças crónicas e preexistentes, tais como a diabetes ou a asma, não são normalmente cobertas. O mesmo acontece em relação à cirurgia estética e ao transplante de órgãos. 

Mas isso não significa que não pode contratar um seguro de saúde: significa apenas que as despesas relacionadas com estas condições não serão cobertas. De resto, relativamente às condições externas a essas situações, pode na mesma usufruir dos cuidados de saúde a que o seguro de saúde dá acesso. 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

seguro vida mais protect

SEGURO VIDA MAIS PLANO PROTEÇÃO

Garanta um futuro protegido

Saber Mais
vidatranquila horizontal

SINTOMAS DO CANCRO QUE PODEM AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Saber Mais
seguro-de-vida-e-seguro-de-saude-as-diferencas-no-apoio-em-caso-de-cancro-2