Está "encostado à box", devido a uma lesão? Tem uma lacuna no seu calendário de provas desportivas? Para quem gosta de correr, não há nada mais frustrante do que não poder fazê-lo. Torcemos para que seja apenas por um curto período de tempo!
Em todo o caso, não desespere. Talvez seja mesmo o momento ideal para se focar noutros aspetos da sua forma física. Assim, no regresso à corrida, pode estar tão – ou ainda em melhor – forma do que antes desta pausa forçada.
Neste artigo, Sarang Sawant, especialista certificado em fitness e coach digital da plataforma Gold's Gym, deixa algumas dicas sobre como manter a forma física na época baixa, ou caso tenha sido forçado a parar de correr devido a uma lesão.
1. Não invente dietas
Muitos adeptos da corrida que, por qualquer motivo, deixaram de poder correr, acreditam que precisam de fazer dietas extremas. Por já não queimarem calorias nas suas corridas, temem ganhar peso. Cuidado! As dietas podem ser prejudiciais para o processo de recuperação. Se sofreu uma lesão, precisa de se alimentar bem, para que o seu corpo se consiga restabelecer adequadamente.
De acordo com Sarang Sawant, são diversos os fatores que afetam o tempo de recuperação e a dieta é um dos mais importantes. Nas suas palavras: "os alimentos que comemos são os pilares de todos os processos biológicos. Alguns alimentos podem influenciar a evolução dos processos inflamatórios, ajudar à regeneração dos tecidos ou até minimizar a atrofia muscular. Todas as pessoas são diferentes, pelo que é necessário construir um plano de refeições que seja benéfico para o processo de recuperação da sua lesão específica."
2. Foque-se numa alimentação saudável
A nutrição é fundamental, quando se trata de ajudar o corpo a recuperar. Por isso, tenha atenção ao que come. O ideal é adotar uma dieta variada, que inclua todos os grupos de alimentos, tais como: frutas e legumes, hidratos de carbono amiláceos (como batatas e pão) e proteínas. Uma forma de garantir que consome suficientes vitaminas e antioxidantes é ingerir alimentos de cores variadas.
Sawant indica alguns alimentos importantes, para quem recupera de uma lesão:
- Vegetais de folha verde: extremamente ricos em nutrientes, contribuem para reduzir a inflamação, promover a função imunitária e acelerar a cicatrização de feridas. Isto faz deles a escolhaperfeita, para garantir uma boa recuperação;
- Ovos: após uma cirurgia, o organismo necessita de uma quantidade de proteínas superior à dose diária recomendada (DDR) de 0,8 gramas, por quilo de peso corporal. Por isso, certifique-se de que ingere alimentos ricos em proteína, como ovos;
- Bagas: são extremamente ricas em vitamina C, a qual ajuda à cicatrização de feridas, porque estimula a produção de colagénio – a proteína mais abundante no organismo;
- Frutos secos e sementes: estes alimentos são ricos em proteína vegetal, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, que ajudam à recuperação. São uma boa fonte de zinco, vitamina E, manganês e magnésio. A vitamina E tem uma ação antioxidante, protegendo o organismo de danos celulares.
3. Faça exercícios variados
De acordo com Sawant, "dependendo do tipo lesão, há atividades que os praticantes de corrida podem continuar a praticar de modo a simular a corrida, fortalecer os músculos relevantes e ajudar a acelerar a recuperação. Nem todas são adequadas a lesões específicas, mas poderá sempre encontrar algo que ajude a manter a forma física, que tanto esforço teve para conquistar.
Evite treinos intervalados de alta intensidade (HIIT) e atividades de elevado impacto. Em vez disso, altere a sua rotina, durante algum tempo, e inclua desportos de baixo impacto, como o ciclismo ou a natação."
Eis algumas das suas outras recomendações:
- Correr dentro da piscina – simula a corrida, enquanto o corpo está suportado pela água, o que minimiza eventuais pressões sobre a lesão;
- Corrida numa passadeira AlterG – este tipo de passadeira retira a influência da força da gravidade, reduzindo o impacto nas extremidades inferiores e promovendo a recuperação;
- Alternar entre marcha e corrida – uma forma gradual de regressar à forma física, após uma lesão (mas não se esqueça dos alongamentos);
- Subir escadas – uma ótima forma de desenvolver os músculos das pernas.