Também pode oferecer o excesso de produção aos seus vizinhos. Desse modo, contribuirá para proporcionar refeições baratas à sua própria comunidade. “Resgatar” frutas e vegetais que, de outra forma, iriam parar ao lixo, é outra excelente forma de controlar os custos e minimizar o desperdício. Contudo, certifique-se de que o produto recuperado ainda é comestível!
4 - As sobras são uma boa forma de fazer refeições baratas
O desperdício alimentar é um problema sério. Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), em 2020 cada português desperdiçou 183,6 kg de comida!
Utilizar as sobras das refeições é uma forma de reduzir esse desperdício. Se assou um frango para o jantar, utilize os ossos para preparar uma canja caseira, ou use as aparas de legumes em sopas ou para compostagem.
Sobrou comida ao jantar? Guarde os restos no frigorífico e leve-os para o almoço no dia seguinte.
5 - Cozinhe mais quantidade e congele em porções individuais
Uma das melhores maneiras de tornar as refeições baratas é cozinhar em maiores quantidades. Por exemplo, estofados ou molhos para massa podem ser congelados em pequenas porções e utilizados para preparar uma refeição rápida.
Com isto em mente, eis algumas ideias de receitas para o inverno:
Frango estofado a baixas temperaturas
A vantagem de cozinhar a baixas temperaturas é que basta colocar todos os ingredientes na panela e deixar a carne cozinhar lentamente durante algumas horas. No fim, obtém uma carne tenra e saborosa.
Um outro benefício é que pode usar a carne mais barata e suculenta da coxa. E, se acrescentar vegetais ao estofado, enriquece e equilibra a dieta alimentar.
Assim, quando comer este prato, acompanhe o frango com puré de batata, arroz integral ou legumes.
Caril de abóbora
Agora que o Halloween se tornou uma tradição no nosso país, aproveite as abóboras. Dê um bom destino aos restos da sua abóbora de Halloween, usando-a para preparar um caril.
O caril é um prato barato e perfeito para aquecer os dias mais frios. Faça um refogado com óleo de coco ou azeite, cebola e alho, depois junte o caril em pó ou em pasta. Acrescente a abóbora e um pouco de água. Quando estiver pronta junte leite de coco e deixe mais alguns minutos. Quanto mais forte for o caril, mais picante será. Mas é também uma convidativa receita para o inverno.
Massa de peru do Natal
O Natal é um ponto alto do inverno. Normalmente, as reuniões de Natal implicam grandes sobras de comida. Mas pode aproveitá-las para fazer refeições baratas.
Se em sua casa se comeu peru no dia de Natal, com os restos pode fazer uma massa deliciosa. Só tem de desfiar o peru que sobrou, levá-lo ao lume com um pouco de azeite, afinar os temperos como desejar, acrescentar-lhe um pouco de natas ou de creme de soja. Depois, coza uma massa, coe e junte-lhe o molho. Finalize com um toque de salsa ou orégãos e tomate partido aos pedaços. Delicioso!
Ou pode congelar o molho e usar num dia em que o tempo para cozinhar é curto. As sobras de peru também dão para fazer um belo risotto.
Roupa velha
E já que falamos de Natal, o bacalhau não pode faltar! Com as sobras da bacalhoada da consoada faz-se uma receita que é uma verdadeira delícia: roupa velha.
Há quem a prefira ao próprio prato habitual da consoada – e não podia ser mais simples. Parta em pedaços todos os restos da bacalhoada: batatas, couves, ovos, bacalhau, cebola, cenouras. Depois é só saltear em azeite e alho. Há quem acrescente grelos cozidos e até se pode juntar o polvo do Natal.
É ideal como receita para o inverno e estende toda a alegria do Natal vivida em família ou com os amigos.
Como vê, não faltam ideias para fazer refeições baratas no inverno. Além do mais, se cozinhar em casa, poupa nas deslocações e não precisa de enfrentar o mau tempo e o frio.
Se tiver o azar de um dos seus eletrodomésticos se estragar, não desespere. A cobertura de assistência do seguro Casa da Tranquilidade, pode enviar um técnico a sua casa para reparar eletrodomésticos. Em três tempos, poderá deitar mãos à obra e pôr em prática estas dicas e receitas.