Não deixe que o facto de não ter experiência profissional diminua a vontade e a convicção de que vai arranjar trabalho. Claro que é um fator importante, mas o mais importante mesmo é conseguir demonstrar tudo o que já sabe fazer e como as suas qualidades e capacidades poderão contribuir para o sucesso da empresa.
Neste artigo, explicamos como dar destaque aos seus pontos fortes e deixar uma boa primeira impressão numa entrevista de emprego.
1. Destaque a sua experiência noutras áreas
Pode não ter a experiência profissional para um trabalho específico ao qual se candidata, mas pode ter experiência noutras áreas que as empresas podem valorizar.
Por exemplo, já organizou e promoveu algum evento social (para a sua faculdade, clube, associação, etc.)? Esse é um trabalho típico da área de eventos e marketing. Tem um blog? Esse trabalho implica escrever e editar conteúdo.
Há muitas atividades e práticas que podem ser equiparadas a experiência profissional. Pense em tudo o que faz e não se esqueça de o mencionar, durante uma entrevista de emprego.
2. Um estágio é uma forma de experiência profissional
Fazer um estágio é uma ótima maneira de ganhar experiência. Existem muitas opções, como colaborar numa ONG (Organização Não Governamental), ser assistente convidado na faculdade, ou fazer um estágio profissional em empresas.
Esses tipos de trabalho vão, com certeza, ensinar-lhe muito e dar-lhe uma experiência muito completa. Não se esqueça de incluir no seu currículo todos os estágios que fizer!
3. Mencione pontos fortes que compensem a falta de experiência profissional
Pode não ter experiência profissional, mas tem certamente capacidades que pode destacar e que o podem fazer brilhar. Geralmente, enquadram-se nestas três categorias:
- Capacidades pessoais, por exemplo, responsabilidade, perseverança, liderança;
- Competências sociais, como facilidade em estabelecer relacionamentos interpessoais ou de trabalhar em equipa;
- Conhecimentos técnicos e práticos, como bons conhecimentos de informática, de línguas, capacidade de escrita, de análise de dados, habilidades administrativas, etc.
Comece por fazer uma lista que inclua todos os seus pontos fortes nestas três categorias. A seguir, quando se candidatar a um emprego, avalie quais são as características, ferramentas e conhecimentos mais importantes para a posição a que se candidata e destaque-as na sua apresentação ou entrevista.