Os últimos anos transformaram radicalmente a forma como trabalhamos, existindo agora um enorme número de pessoas cujo espaço de trabalho é em suas casas, quer a tempo inteiro ou parcial. E parece que o trabalho remoto veio mesmo para ficar. Mais de metade das empresas portuguesas planeia reduzir os espaços dos escritórios devido ao teletrabalho. Além disso, 16% das empresas em todo o mundo são agora 100% remotas.
No entanto, o teletrabalho pode ser complicado quando se vive num pequeno apartamento. Poderá não haver espaço, ou orçamento, para criar um escritório em casa, pelo que terá de se contentar com uma secretária na sala de estar ou num canto do seu quarto.
Como equilibrar a vida profissional e privada no trabalho remoto
Quando se trabalha remotamente, é fundamental conseguir um bom equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. Porém, a inexistência de uma divisão física entre a atividade laboral e a vida doméstica pode dificultar que se desligue do trabalho. Também é possível que as distrações prejudiquem a sua produtividade ou que, no final do dia, sinta dores de cabeça ou de costas por estar a trabalhar num espaço pouco adequado.
Iremos explorar os aspetos fundamentais a ter em conta para que a sua experiência de teletrabalho em casa seja tão calma, saudável e produtiva quanto possível, mesmo que ocorra a apenas alguns metros da sua cama!