1. Plano de pensão
Ao transitar para um trabalho por conta própria, pondere continuar a contribuir, se possível, para um plano de pensão que já tenha, ou consolidar os fundos que pôs de lado até ao momento, para criar o seu próprio Plano Poupança Reforma (PPR).
Seja como for, é essencial continuar a garantir a sua reforma.
Na Internet, existem várias páginas com calculadoras que pode utilizar, para saber quanto deve pôr de lado por mês, para garantir o estilo de vida que deseja, depois de se reformar.
2. Seguro de acidentes pessoais
Sendo trabalhador independente, a sua capacidade de ganhar dinheiro depende da sua capacidade de trabalhar.
O seguro de acidentes pessoais cobre o risco da ocorrência de lesão corporal, incapacidade permanente ou morte da pessoa segura, em resultado de acidente com causa súbita, externa e imprevisível, que resulte da atividade extraprofissional (ou profissional, se contratar esta opção). Assim estará protegido durante as 24 horas do dia.
Ao subscrever um seguro de acidentes pessoais, está a salvaguardar as suas finanças pessoais e as da sua família, perante as consequências financeiras que os acidentes podem trazer, como os gastos com tratamentos e hospitais e perda de rendimentos do trabalho.
3. Seguro de vida
O seguro de vida pode ajudá-lo a manter a sua autonomia financeira, em caso de invalidez ou doença grave.
O Seguro Vida Mais Plano Proteção Premium é uma solução totalmente flexível, indicada para quem quer construir uma proteção à medida das necessidades pessoais e familiares, permitindo assim a sustentabilidade financeira do agregado familiar.
Com esta solução de proteção, pode garantir uma renda mensal em caso de incapacidade temporária absoluta, ou, em caso de morte, garantir o futuro dos seus filhos, através de uma renda mensal até 1 000€.
4. Poupanças e investimentos
Crie uma conta-poupança ou um fundo de investimento para reservar algum dinheiro, no caso de o seu rendimento ficar aquém das expectativas, ou para cumprir as suas obrigações fiscais. A segurança financeira é fundamental, nesta emocionante transição para uma atividade independente.
Já conhece o Investimento Protegido da Tranquilidade? Este é um produto que lhe garante, no mínimo, 90% do capital investido e ainda permite potenciar os seus ganhos. Com a possibilidade de subscrever um capital adicional por morte da pessoa segura.
Criar uma empresa
Tem ambições empreendedoras e pretende iniciar o seu próprio negócio? Quer transformar um trabalho paralelo numa atividade a tempo inteiro? Acredite que não é o único. Existem 1,2 milhões de microempresas em Portugal, que representam 96% do tecido empresarial português.