PARTILHAR

SAIBA MAIS SOBRE


O blogue que faz da prevenção e da inspiração o seu dia a dia.

Guia para comprar casa: 9 dicas para a primeira vez

Está a pensar em comprar a sua primeira casa? É possível que tenha ponderado entre comprar ou arrendar e, depois, tenha decididoavançar pela compra.

A realidade é que o processo pode ser mais complicado do que parece e há muitas coisas a considerar: empréstimo, despesas, impostos, contrato-promessa de compra e venda, entre outros.

Antes de dar o passo em frente, consulte este guia para comprar casa. Temos dicas e conselhos que podem fazer a diferença, resumidos em cinco pontos:

  • O que ter em conta ao comprar uma casa
  • Quais os custos do crédito à habitação?
  • Que impostos se pagam ao comprar uma casa?
  • De quanto dinheiro preciso para comprar uma casa de 200 mil euros?
  • Guia para comprar a primeira casa: 9 dicas essenciais

 

O que ter em conta ao comprar uma casa


Antes de avançar para a escolha de uma casa, a primeira coisa que precisa de fazer é saber se cumpre os requisitos mínimos para tal. Especialmente, se precisar de pedir um empréstimo para comprar a sua primeira casa, o que pode implicar a hipoteca do imóvel.


1. Empréstimo para habitação só até 80-90% do valor do imóvel


Na maioria dos bancos, o valor máximo de financiamento está entre os 80% e os 90% do valor da casa, para o crédito habitação. O banco pode emprestar 100% do valor do imóvel apenas se este pertencer à própria instituição financeira.

 Lembre-se! O empréstimo é concedido com base no valor mais baixo entre a avaliação do imóvel e o preço de compra. Ou seja, se quiser comprar uma casa por 200 mil euros (tendo calculado que, para tal, precisa de um empréstimo de 160 mil euros), mas a avaliação indicar que o valor do imóvel é de 180 mil euros, o banco irá emprestar uma quantia abaixo desses 160 mil euros.


2. Considere as despesas relativas à compra de um imóvel


Lembre-se de que parte dos custos (como avaliação, registos e comissões bancárias) da compra e venda estão a cargo do comprador, sem contar com os impostos. O nosso conselho é que disponha, à partida, de 20% do valor de compra do imóvel.

 

3. O montante do empréstimo deve ter em conta o seu rendimento


Procure que o pagamento mensal a pagar ao banco, "seja só para casa, seja em conjunto com outros créditos já contratados", não ultrapasse os 35% do rendimento líquido mensal do agregado familiar. Muitas entidades financeiras não autorizam a operação hipotecária, se o endividamento do comprador for excessivo.

 Importante! Se fizer um empréstimo com taxa variável, tem de ter consciência de que o valor do empréstimo pode aumentar, se as taxas de juro subirem. O mesmo acontece com os empréstimos com taxa mista. Por isso, faça várias simulações com um possível aumento da Euribor, para confirmar se fica abaixo desse limiar.

👉 Pode interessar-lhe: 5 erros que deve evitar quando comprar uma casa

 

Quais os custos do crédito à habitação?


Na hora de comprar uma casa, deve acrescentar os gastos próprios de comprar uma casa, ao preço do imóvel, para ficar a saber os custos totais que terá de assumir. Aliás, estes custos vêm previstos nas  FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia).

Eis os principais:


Taxas de juro


Outro custo que deve ter em conta é o das taxas de juro no crédito à habitação. O banco aplica uma taxa de juro em troca de lhe emprestar o dinheiro – e estes juros são pagos através das prestações mensais.


A taxa de juro pode ser fixavariável ou mista:

  • Na fixa, a taxa de juro é sempre a mesma e, assim, a prestação do pagamento não se altera;
  • variável está sujeita à soma do indexante (Euribor, a taxa de referência) e do spread base e contratado, uma taxa de juro definida pela instituição de crédito (ver conceitos de spread base e contratado aqui).
    A prestação do crédito poderá subir ou descer, ao longo do contrato, tendo em conta o prazo da taxa Euribor (3, 6 ou 12 meses); 
  • Já a mista implica que se tenha um contrato com dois períodos distintos – numa primeira fase, a taxa de juro é fixa e, depois, passa a variável. 



👉 Pode interessar-lhe:
 Comprar ou arrendar casa? Qual a melhor opção para si?

 

Que impostos se pagam ao comprar uma casa?


Os impostos relacionados com a compra de uma casa são sempre da responsabilidade do comprador:

  • Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT)É calculado sobre o valor da escritura ou o valor tributário do imóvel (o que for mais elevado) e depende da localização do imóvel, do fim para que é utilizado (habitação própria ou secundária) e do seu destino (habitação, comércio, etc.);
  • Imposto do Selo (IS). Pago em dois momentos:
    • na escritura – corresponde a uma taxa de 0,8% sobre o valor da aquisição ou patrimonial tributário (o maior dos dois);
    • pela concessão do empréstimo no momento da sua contratação – pode ser de 0,5% (para empréstimos com uma duração entre 1 a 5 anos) ou de 0,6% (para empréstimos com duração superior a 5 anos);
  • IRS. No caso de comprar a casa com dinheiro resultante da venda de outra casa e essa operação ter gerado mais-valias.
    Nota: tratando-se da venda de um imóvel que tenha sido a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, é possível beneficiar de isenção do pagamento de imposto sobre as mais-valias, se o valor da venda for reinvestido noutra habitação própria permanente. 

 

De quanto dinheiro preciso para comprar uma casa de 200 mil euros?


Assumindo que o banco empresta 80% do valor do imóvel, para comprar uma casa de 200 mil euros, precisa de ter cerca de 40 mil euros para a entrada e entre 9 a 10 mil euros para despesas (processo bancário, escritura e impostos). Por outras palavras, no total, precisa de cerca de 50 mil euros.


📣 Saiba mais:
 Siga esta lista se está a pensar comprar casa

 

Guia para comprar a primeira casa: 9 dicas essenciais


Sabemos que comprar a sua primeira casa pode ser vertiginoso. A maioria das pessoas que enfrenta o mercado imobiliário não é especialista, por isso, é uma boa ideia esclarecer alguns conceitos!


Veja estas dicas para comprar uma casa:

Guia para comprar casa: 9 dicas para a primeira vez

Guia para comprar casa: 9 dicas para a primeira vez

Guia para comprar casa: 9 dicas para a primeira vez


Analise as suas necessidades


Esta é a primeira coisa que deve fazer. Se for claro quanto às suas necessidades, terá mais facilidade em escolher o imóvel que deve comprar. Determine o número de quartos de que precisa, o número de casas de banho e a área.

Alguns aspetos a ter em conta na compra são a existência de elevador ou a proximidade de serviços como escolas, supermercados e transportes na zona.


Faça um estudo de mercado da zona em que quer viver


Depois de decidir esses critérios iniciais, identifique os imóveis à venda na zona pretendida. A maioria dos portais imobiliários permite-lhe aplicar filtros como o número de divisões, metros quadrados ou tipo de imóvel.

✅ Não se esqueça! Tendo em conta que o valor pode estar sobrestimado, não tenha receio de tentar negociar um preço mais baixo.


Como saber o preço real de uma casa


É uma das grandes incógnitas. Como saber o preço de um imóvel? Estará a pagar mais do que o seu valor? Um truque para chegar a um preço mais ou menos objetivo é calcular o preço por metro quadrado na zona.

Para isso, consulte um ou mais portais imobiliários, veja os imóveis da zona que está a procurar e procure o preço médio expresso em eur/m². Utilize os filtros para restringir a sua pesquisa ao tipo de imóvel que procura e compare a média com o custo da casa que lhe interessa.


👉 Pode interessar-lhe:
 Saiba como escolher a casa certa para si

Seguro Casa
Generali Tranquilidade

- Envio de profissionais para pequenas reparações em casa (canalização ou eletricidade) e serviços domésticos como limpezas, lavandaria e engomadoria;


- Oferta de serviço de mudanças até 600€/ano, se precisar de mudar de casa;


- Pagamento dos danos em equipamento eletrónico móvel, dentro e fora de casa (telemóveis, computadores portáteis, consolas portáteis, etc.).


seguro casa

Tenha em conta outros gastos 


Agora que já tem uma ideia clara dos custos relativos à compra da sua primeira casa, deve considerar também algumas despesas adicionais:

  • Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Depende da taxa que cada município aplica, é pago anualmente em uma, duas ou três prestações;
  • Seguro da casa. Em Portugal, é obrigatório o seguro contra incêndio nas frações autónomas e nas partes comuns de edifícios em propriedade horizontal.
    Seguro Casa da Generali Tranquilidade assegura essa proteção, mas vai muito além disso. Além das paredes e do recheio da casa, tem coberturas que protegem as pessoas, os animais domésticos e outros bens, como o material eletrónico ou de desporto, mesmo fora de casa;
  • Seguro Vida Crédito CasaPara conceder o crédito, o banco exige que contrate um seguro de vida, como garantia para a instituição de crédito e para o cliente de que o empréstimo será pago, em caso de morte ou invalidez do segurado, e que as finanças da família serão poupadas.
    Na Generali Tranquilidade, o seguro antecipa 100% do capital seguro em caso de invalidez ou doença grave e, em caso de morte, garante o pagamento do empréstimo. Contacte-nos para conhecer as condições;
  • Gastos com o condomínio, se se tratar de um edifício em propriedade horizontal.

Coloque diferentes cenários para ver se está preparado


Comprar uma casa através de um crédito habitação implica assumir uma responsabilidade de longa duração. Antes de o fazer, é mesmo essencial colocar diferentes cenários, a fim de avaliar se será capaz de fazer face à dívida, caso a sua situação financeira piore.


Tente colocar a si próprio a seguinte questão: 

- No caso de contratar um crédito à habitação com taxa de juro variável, conseguiria pagá-lo, se houvesse subida das taxas de juro?


👉 Quer saber mais? Comprou casa pela primeira vez? Saiba como garantir a estabilidade financeira


Peça a Certidão Permanente e a Caderneta Predial do imóvel


A Certidão Permanente trata-se de um documento público que contém informações sobre o imóvel, tais como a sua localização, descrição, titularidade, hipotecas ou outros encargos. A forma mais cómoda de fazer o pedido é através da Internet. O custo é de 15€.

Também pode pedi-la presencialmente, num serviço do Registo Predial, com um custo de 20€.

Por sua vez, a Caderneta Predial inclui todas as informações úteis, do ponto de vista fiscal, acerca do imóvel. Pode obtê-la online no Portal das Finanças (veja aqui todos os passos necessários), ou na Repartição de Finanças competente (da área de residência do imóvel).


Faça um contrato-promessa de compra e venda


Se tem a certeza de que quer avançar com o processo de compra, faça um contrato-promessa de compra e venda. Apesar de não ser obrigatório, é um documento que traz segurança e estabilidade ao acordo entre o vendedor e o comprador.

Para ser válido, o contrato tem de ser realizado por escritura pública ou por documento particular autenticado e tem de ser registado por qualquer entidade com poderes notariais, que atribuam fé pública ao documento (seja o notário, conservador civil, solicitador ou advogado).


Caso avance com a elaboração deste contrato de forma particular e autónoma, é essencial informar-se sobre como o redigir e em que termos. É sempre melhor aconselhar-se com um advogado ou pedir-lhe para o redigir. Não se esqueça de que o documento terá sempre de ser registado, como referido no parágrafo anterior.


Este tipo de contrato envolve, geralmente, o pagamento do sinal (artigo 441º e 442º do Código Civil), isto é, uma percentagem ou parte do valor da compra. O contrato deve incluir toda a informação sobre o promitente-vendedor (aquele que promete vender) e o promitente-comprador (aquele que promete comprar), bem como os dados e o valor dos imóveis, prazo para a conclusão da aquisição e ou o valor do sinal. 


❗Note bem: 
quando o contrato-promessa de compra e venda não é cumprido por parte do promitente-comprador, este perde o sinal dado. Se o incumprimento for do promitente-vendedor, este tem de pagar o dobro do sinal ao promitente-comprador. 

 

 

SAIBA MAIS SOBRE


PARTILHAR

Seguro Empregados Domésticos

Seguro empregados domésticos

 

Arrume as suas preocupações

Saber Mais
Vida-Tranquila-Horizontal-Logo

SAIBA COMO POUPAR DINHEIRO NO SEGURO VIDA CRÉDITO CASA

Saber Mais
Um casal jovem, acompanhado de uma promotora imobiliária, visita uma casa à venda.