A tensão arterial alta ou hipertensão é uma doença que não tem cura imediata. No entanto, pode tentar preveni-la, comendo determinados alimentos ou evitando certos hábitos de vida.
Descubra quais são os alimentos recomendados para a hipertensão e o que fazer para baixar a tensão arterial.
Conselhos para baixar a tensão arterial
O estilo de vida e os nossos comportamentos influenciam a tensão arterial. Eis o que pode fazer para baixar a tensão naturalmente:
1. Deixar de fumar
Fumar aumenta a tensão arterial. Sabia que todos os dias que passa sem inalar o fumo do tabaco ajudam a neutralizar a subida da tensão?
👉 Espreite algumas dicas para deixar de fumar de repente e definitivamente.
2. Reduzir o consumo de álcool
As bebidas alcoólicas também aumentam a pressão nas artérias. Sobretudo as que têm um teor alcoólico mais elevado. Se quer baixar a tensão naturalmente, substitua-as por chás de ervas, sumos ou bebidas sem açúcar.
3. Diminuir a ingestão de cafeína
É daquelas pessoas que só "funciona" depois de tomar café? É certo que a cafeína é um estimulante energético, mas é também um acelerador da tensão arterial. Tente reduzir o consumo de cafeína.
E lembre-se: a cafeína não está presente só no café. Pode estar presente em chás, chocolates, bebidas gaseificadas e até medicamentos.
✅ Dica! Substitua o café por bebidas alternativas como o chá matcha. Ajuda a manter-se alerta, mas sem a ansiedade que o café pode provocar.
4. Retirar os hidratos de carbono refinados da sua dieta alimentar
O açúcar, a farinha branca e o arroz branco são exemplos de hidratos de carbono refinados.
Quando o corpo os metaboliza, convertem-se rapidamente em açúcar. Esse açúcar entra na sua corrente sanguínea e pode causar problemas de tensão arterial. Evite esses produtos alimentares.
5. Evitar os açúcares adicionados
O consumo de alimentos com um alto teor de açúcar são uma das causas da tensão arterial elevada. Na verdade, a pastelaria industrial, os doces e as bebidas açucaradas fazem mais mal do que bem, ao seu organismo.
E o mesmo se passa relativamente aos molhos industriais, mel e pratos pré-cozinhados. Quanto mais os evitar, mais ajudará a manter a tensão arterial controlada.
Alimentos que ajudam a baixar a tensão arterial
Tal como há alimentos que elevam a tensão arterial, também há aqueles que têm um efeito terapêutico.
Eis alguns dos alimentos mais eficazes para baixar a tensão arterial:
Banana – É um fruto rico em potássio. Este mineral consegue neutralizar o excesso de sódio responsável por muitos casos de tensão arterial elevada;
Bagas – São bastante eficazes na redução da tensão arterial. Como possuem polifenóis, são indicadas para pessoas com hipertensão ou para prevenir doenças cardíacas. As bagas de Goji, em particular, são as mais eficazes;
Produtos integrais – Outra forma de baixar a tensão naturalmente é comer alimentos integrais. Estes são ricos em magnésio, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Sempre que for ao supermercado, procure escolher a alternativa integral ao pão, arroz ou cereais.
Tofu – Para além de ser um produto versátil,o tofué indicado para quem tem tensão arterial elevada, pois contém cálcio. De facto, o cálcio é um mineral imprescindível na sua alimentação para baixar a tensão arterial. Pode consumi-lo através de produtos lácteos, vegetais de folha verde ou frutos secos, como as nozes;
Cacau – Pode ficar espantado, mas o chocolate preto ou cacau é um alimento capaz de proteger a saúde do coração. Isto porque é rico em flavonoides, um composto vegetal capaz de permitir a dilatação dos vasos sanguíneos para favorecer a circulação.
✅ Lembre-se! Coma chocolate puro. Além disso, se quer baixar a tensão arterial com este alimento, consuma-o na forma de pó não alcalino, pois é mais rico em flavonoides e não contém açúcar adicionado;
Grão-de-bico – As leguminosas ricas em magnésio baixam a tensão arterial. O grão-de-bico é um bom exemplo. Outras boas alternativas para a saúde cardiovascular são o feijão ou o feijão-frade.
Formas caseiras de baixar a tensão arterial elevada
Para quem tem níveis elevados de tensão arterial, fazer apenas dieta não chega. É também preciso cuidar do seu estilo de vida. Conheça duas formas caseiras, ao alcance de todos, que têm um benefício real para a sua saúde.
1. Atividade física e exercício
O exercício físico aumenta o seu ritmo cardíaco, fazendo com que a corrente sanguínea circule pelo seu corpo e baixe a tensão arterial. 30 minutos por dia da sua atividade preferida é quanto basta. Se leva uma vida sedentária, comece por dar um pequeno passeio todos os dias e, aos poucos, aumente o percurso ou introduza outras atividades físicas.
2. Técnicas de relaxamento e gestão do stress
O stress acumulado é péssimo para a saúde, especialmente, se sofrer de hipertensão. Mas como reduzir o stress, rapidamente?
A meditação pode ser uma solução. Quem faz exercícios de meditação tem de utilizar técnicas de respiração. Estas ajudam a reduzir os níveis de ansiedade, a relaxar o corpo, a diminuir o ritmo cardíaco e a baixar a tensão arterial.
Siga estas dicas:
- Sente-se com as costas direitas e inspire profundamente. Tente encher os pulmões o mais que puder e, depois, expire devagar. Faça três séries de dois minutos cada;
- Também pode colocar uma mão no peito e outra na barriga. Feche os olhos e concentre-se no movimento do seu corpo, enquanto respira. Observe como a barriga incha e o peito sobe, à medida que o enche de ar, e como o peito desce e a barriga encolhe, quando expira. Ouça a respiração nas suas narinas. Tudo isto ajuda a relaxar. Permaneça deitado durante 5 minutos, enquanto se concentra na sua respiração.