O autismo em crianças é uma realidade mais comum do que se pode pensar. De acordo com a OMS, 1 em cada 160 crianças em todo o mundo tem uma perturbação do espectro do autismo (PEA). Em Portugal, a percentagem é maior, pois estima-se que 1 em cada 100 crianças em idade escolar tem autismo.
O autismo, ou Perturbação do Espectro Autista (PEA), é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a forma como uma pessoa comunica e interage com o mundo.
O diagnóstico numa criança autista é, normalmente, feito na primeira infância. Esta é uma condição de caráter permanente e pode manifestar-se sobretudo em 3 domínios: o social, o comportamental e o comunicacional.
Neste artigo, apresentamos algumas dicas sobre como cuidar de uma criança autista. Desde manter uma rotina em casa, até encontrar outros pais com PEA em grupos de redes sociais, estas dicas foram concebidas para o ajudar a si e à sua família a encontrar a ajuda de que necessitam.
Dicas para ajudar crianças autistas
1. Criar, em casa, uma rotina para crianças autistas
Todas as crianças precisam de estrutura, mas as investigações sugerem que, para as crianças autistas, ter uma rotina sólida é particularmente essencial, pois ajuda-as a sentirem-se seguras.
Os estudos demonstraram que a previsibilidade dos espaços e das atividades familiares ajuda a manter a rotina diária em ordem. Por isso, tente manter a mesma rotina e dê ao seu filho tarefas ou responsabilidades específicas em que ele se possa concentrar. Por exemplo: ir ao correio quando chega a casa, escolher a roupa do dia seguinte antes de ir para a cama, etc.
Desta forma, será mais fácil manter o ritmo do dia controlado e reduzir o risco de um “colapso” matinal.
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2. Procure apoio extra na escola
Se o seu filho frequenta uma escola do ensino regular, esta deve ser capaz de prestar apoio extra.
De acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, todas as crianças e jovens devem estar inseridos no ensino regular.
No caso de uma criança com necessidades educativas específicas, esta deverá ser avaliada por uma equipa multidisciplinar que irá apresentar um Relatório Técnico-Pedagógico (RTP) com as medidas, adaptações e apoios necessários.
Para saber quais os recursos que a escola tem, nomeadamente em termos de ELI (Equipas Locais de Intervenção, para crianças até aos 6 anos) e Centros de Apoio à Aprendizagem, procure informar-se na escola ou no Balcão de Inclusão mais próximo da sua área de residência.
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