O despertar noturno não significa, necessariamente, que o seu filho sofra de insónia infantil ou de qualquer distúrbio do sono. De facto, as interrupções fazem parte do sono do bebé durante a noite, devendo desaparecer à medida que este cresce.
Já a insónia infantil, por sua vez, é uma doença que afeta o sono efetivo das crianças e tem consequências reais no seu comportamento.
O que é a insónia infantil?
A insónia infantil caracteriza-se pela dificuldade em adormecer ou de permanecer a dormir durante a noite. O principal sintoma é acordar constantemente ao longo da noite, o que impede uma boa higiene do sono.
Em Portugal, cerca de 25% das crianças têm problemas com o sono e esta percentagem é superior nas crianças mais pequenas. Trata-se de um distúrbio do sono e afeta o relógio biológico natural das crianças. É importante que os pais identifiquem possíveis sintomas de insónia nas crianças, de modo a chamar a atenção do pediatra.
✅ Não perca: Truques e dicas para o seu bebé dormir a noite toda
Tipos de insónia nas crianças
Existem 2 tipos de insónia nas crianças.
1. Insónia comportamental infantil
Este tipo de perturbação do sono infantil surge quando a criança não consegue adormecer sozinha. A única forma de o evitar é através de ações como embalar no berço, pegar na criança ao colo ou ficar junto dela na cama.
A origem da insónia comportamental infantil pode estar associada ao hábito de ter sido acompanhada durante os primeiros meses de vida. A sensação de solidão produz um certo nervosismo na criança, impedindo-a de adormecer.
2. Insónias por circunstâncias desadequadas ou ausência de regras
Esta surge quando as condições para adormecer são afetadas por elementos externos, ou porque a qualidade do sono não é devidamente cuidada. Eis alguns exemplos:
- circunstâncias desadequadas –a estimulação excessiva por fatores como a televisão, a iluminação em demasia, o ambiente inadequado do quarto ou a dependência de objetos como o biberão condicionam o descanso da criança;
- ausência de regras ou limites –manifesta-se pela recusa da criança em ir para a cama. Está muitas vezes ligada à ausência de limites impostos por parte dos pais ou dos prestadores de cuidados;
- uma higiene do sono desadequada – aparece quando certos hábitos afetam negativamente o descanso da criança. Por exemplo, sestas diurnas muito tardias, horários irregulares ou consumo de alimentos estimulantes como a cafeína;
- insónia psicológica –existe quando as perturbações do sono se relacionam com os sentimentos de inquietação ou ansiedade da criança.
✅Importante: fala-se de insónia crónica quando as perturbações do sono duram mais de 3 meses.
Causas mais comuns de insónia em crianças
As causas da insónia infantil são diversas. Estas são as mais comuns:
- maus hábitos – podem dever-se a rotinas irregulares, ao consumo de alimentos com cafeína ou a atividades prolongadas como ver televisão ou estar perante ecrãs até altas horas da noite;
- condições ambientais desfavoráveis –se o quarto não tiver a temperatura adequada, se houver demasiada luz solar ou demasiado ruído. A temperatura ideal para dormir situa-se entre os 18ºC e os 22ºC;
- stress –algumas crianças podem sofrer de ansiedade causada por problemas familiares, ansiedade de separação, medos de infância ou bullying;
- condições médicas –alergias, infeções nos ouvidos, patologias como a enurese (conhecida como micção involuntária) são algumas das causas médicas associadas à insónia nas crianças;
- hiperatividade –algumas crianças têm dificuldade em permanecer quietas ou em concentrar-se muito tempo numa tarefa. Em alguns casos, isso estende-se ao descanso noturno.
✅ Pode ser-lhe útil: Quais os sinais da ansiedade nas crianças e como evitá-la?
Sintomas típicos de insónia infantil
É importante saber identificar os sintomas de insónia nas crianças. Um sinal muito evidente são os despertares noturnos contínuos.
É comum que as crianças que sofrem de insónia infantil estejam muito cansadas durante o dia. Nota-se que estão constantemente sonolentas. A apatia, os bocejos constantes ou a falta de concentração são alguns sintomas comuns.
Se o seu filho tiver dificuldade em adormecer e esta reação se mantiver ao longo do tempo, pode ser sinal de uma perturbação do sono. Mas não confunda com problemas ocasionais. As crianças podem ter uma “noite difícil” de vez em quando e isso não significa que sofram de insónia.
✅ Saiba mais: Exercícios de estimulação precoce para o desenvolvimento do bebé
Tratamento da insónia infantil: quando procurar ajuda profissional?
Se suspeitar de que a insónia infantil tem uma causa médica, é aconselhável consultar um pediatra para analisar esta perturbação. Da mesma forma, deve procurar ajuda profissional se notar que os problemas de sono infantil são mais frequentes do que o habitual.
O tratamento da insónia infantil deve ser levado a cabo por um especialista. Consoante a causa, este tomará medidas diferentes. Em alguns casos mais graves, o profissional pode prescrever medicamentos.