A gripe em crianças e bebés é uma doença muito comum, sobretudo até aos 2 anos. Estima-se que a maioria passe por 6 a 8 gripes no 1.º ano de vida. Tal deve-se, em parte, ao facto de o seu sistema imunitário não estar ainda suficientemente desenvolvido para combater os vírus que as provocam.
O contacto com crianças mais velhas, familiares ou cuidadores também aumenta o risco de contrair gripe. Além disso, a vacina contra a gripe não pode ser administrada a bebés antes dos 6 meses.
Por esse motivo, recomenda-se a adoção de medidas preventivas nos cuidados diários com o seu filho.
Como curar a gripe nos bebés? Quais os principais sintomas da gripe nas crianças de 1 ano? Conheça os tratamentos mais eficazes para a gripe em bebés e aprenda a identificar a gravidade de cada caso, ao longo dos seguintes pontos:
- O que é a gripe?
- Qual a diferença entre a gripe A e outra gripe?
- Principais causas de gripe em bebés
- Em que difere a gripe de uma constipação?
- Sintomas de gripe em crianças e bebés (sazonal e A)
- Quantos dias dura a gripe num bebé?
- Gripe em crianças: como tratar?
- A gripe em crianças e bebés é contagiosa? Como evitar a propagação?
- Devo vacinar o meu filho contra a gripe?
- Posso amamentar o meu bebé se tiver gripe e febre?
- Complicações comuns da gripe mal curada
O que é a gripe?
A gripe é uma doença respiratória causada por um grupo de vírus que se transmite através do ar ou de objetos contaminados. É altamente contagiosa.
Não podemos esquecer que as crianças são uma parte importante da cadeia de transmissão. Por um lado, transmitem uma maior carga viral do que os adultos. Por outro lado, o período em que podem contagiar dura mais tempo. É por isso que as creches são uma das principais fontes de gripe nos bebés.
Mesmo assim, não precisa de se preocupar em demasia. A grande maioria das crianças tem apenas sintomas ligeiros, embora uma gripe infantil possa implicar vários dias de febre. Muito poucas apresentam sintomas graves.
Mas é sempre importante saber como atuar.
Qual a diferença entre a gripe A e outra gripe?
O que distingue a gripe A de outra gripe é o vírus que as provoca. A gripe A é provocada pelo vírus influenza A.
No entanto, os sintomas são semelhantes aos provocados pela gripe sazonal que ocorre todos os anos, no inverno.
Principais causas de gripe em bebés
A principal causa da gripe em bebés é a infeção do nariz e da garganta por um vírus. Existem cerca de 200 tipos diferentes de vírus e rotavírus que podem causar a doença.
O seu filho pode contrair gripe de 3 formas diferentes:
- através do ar – por meio de aerossóis quando alguém tosse, espirra ou apenas fala;
- através de contacto interpessoal – uma pessoa infetada que brinque com o seu filho, toque na mão de um bebé ou o beije pode transmitir a gripe;
- através de superfícies contaminadas – é comum as crianças em creches partilharem brinquedos e material escolar.
✅ Pode interessar-lhe: Síndrome mão-pé-boca: sintomas, causas e tratamento
Em que difere a gripe de uma constipação?
Tanto a gripe como as constipações são causadas pelo mesmo agente: um vírus.
No entanto, diferem uma da outra na medida em que os sintomas da gripe nas crianças e bebés são geralmente mais intensos do que os de uma constipação comum.
Além disso, os sintomas da constipação aparecem gradualmente. O mesmo não acontece com a gripe. Os sintomas da gripe surgem de repente e, normalmente, demoram mais tempo a desaparecer.
✅ Pode interessar-lhe: Constipação em crianças – como tratar e prevenir?
Sintomas de gripe em crianças e bebés (sazonal e A)
Aprenda a identificar os principais sintomas da gripe infantil:
- congestão nasal e corrimento nasal – embora o corrimento nasal seja claro no início, normalmente acaba por se tornar mais espesso e amarelo ou verde;
- espirros;
- febre – se perceber que a temperatura do seu bebé subiu demasiado, é essencial tentar controlá-la. Saiba como lidar com a febre alta em bebés;
- diarreia e vómitos;
- dificuldades para dormir;
- irritabilidade;
- dificuldades em aceitar o peito ou o biberão – por vezes, os pais confundem-na com falta de apetite. Não cometa esse erro! Devido à congestão nasal, o seu bebé terá mais dificuldade em alimentar-se.
Quantos dias dura a gripe num bebé?
Na maioria dos casos, a gripe infantil não costuma durar mais de 10 a 14 dias.
Gripe em crianças: como tratar?
Como se pode curar a gripe nos mais pequenos? Os medicamentos antivirais são um tratamento muito eficaz. Recomenda-se, em particular, a sua utilização durante as primeiras 48 horas após o início dos sintomas, uma vez que são mais eficazes.
Por este motivo, o acesso rápido aos cuidados pediátricos é fundamental.
Com o Seguro Saúde Generali Tranquilidade, tem acesso a 2 consultas online gratuitas por ano (a partir da terceira consulta, o valor passa a apenas 15€), de Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna ou Consulta do viajante.
Assim, se sentir necessidade de resolver as suas dúvidas no imediato, tem a possibilidade de contactar um pediatra de serviço, sem sair de casa.
O meu bebé tem 1 mês e está com gripe
– o que devo fazer?
Esta é uma pergunta recorrente que muitas mães e pais fazem a si próprios.
A tenra idade do bebé significa que se deve ser especialmente cauteloso. O melhor a fazer é consultar o seu pediatra, para que ele faça uma avaliação adequada à idade do bebé.
‼️Não deve medicar o seu bebé sem a supervisão do médico.