PARTILHAR
SAIBA MAIS SOBRE
Como aumentar a responsabilidade social da sua pequena empresa
É proprietário de uma pequena empresa? Sabia que ao ter boas práticas de responsabilidade social, pode contribuir para um mundo melhor e ver o seu negócio crescer?
Imagine que um consumidor pode optar entre dois produtos, com a mesma qualidade, mas com duas diferenças relevantes: um dos produtos tem um valor 10% superior ao outro, mas a empresa que o vende tem responsabilidade social. Sabia que o consumidor não se importa de gastar mais dinheiro no produto com o valor superior, por achar que é um preço justo devido ao envolvimento social de quem o comercializa? Um estudo português realizado em 2014 estabelece esta comparação.
As empresas portuguesas já se aperceberam deste fator, valorizando cada vez mais a responsabilidade social. Assim sendo, do que está à espera? Vamos começar com algumas noções básicas de responsabilidade social empresarial:
Partilhe os princípios da sua empresa
Um indício de que a responsabilidade social está na agenda da sua empresa será ter um código de ética, principalmente se a sua empresa tiver funcionários, e cabe-lhe a si, enquanto empresário, assegurar que todos se guiam pelos mesmos princípios. Este código poderá prever, por exemplo, o envolvimento dos funcionários com a comunidade, mecenato e solidariedade ou voluntariado empresarial.
Por outro lado, todas as empresas têm uma história para contar: de onde vieram, de que forma integram os seus colaboradores e como se relacionam com a sociedade e comunidade que as rodeia. Crie uma proposta de valor e conte a sua história: as pessoas querem saber o que diferencia a sua atividade e se podem identificar-se com ela.
Diferencie-se da concorrência: cuide da sua comunidade
O seu negócio depende da comunidade na qual se encontra inserido e, se quer receber, também tem de saber dar. Uma das iniciativas que pode tomar é tentar fazer as suas compras no comércio local e, assim, apoiar as empresas e os postos de trabalho da sua comunidade.
Esteja também atento a iniciativas de apoio à sua comunidade para as quais possa contribuir ou crie uma relacionada com a sua atividade, que ajude pessoas desfavorecidas, beneficiando famílias, refugiados ou profissionais de saúde.
Se tem um café, poderá oferecer comida ou bebida aos sem-abrigo. Se é consultor financeiro, passe pelas escolas para dar algumas dicas de gestão de dinheiro a jovens. É mecânico? Ofereça descontos na manutenção de automóveis a instituições de caridade locais.
Estas pequenas ações podem realmente mudar a vida de alguém e elevam a imagem do seu negócio como nenhuma outra estratégia de marketing.
Se arriscou tudo para ser dono da sua empresa, de certeza que batalhou durante vários anos para conseguir alcançar o lucro desejado. Além de seguir as dicas que lhe damos para destacar o seu negócio de entre os demais, não permita que todo o seu trabalho seja em vão e proteja a sua atividade com um seguro Multirrisco Empresarial.
SAIBA MAIS SOBRE
PARTILHAR
BENEFÍCIOS SOCIAIS NAS EMPRESAS: O QUE OS COLABORADORES MAIS VALORIZAM?
Saber Mais